LEVANTAMENTO DE DISPOSITIVOS DE DRENAGEM DE VIAS URBANAS
Por: Jéssica Regilio • 7/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.892 Palavras (8 Páginas) • 521 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
JÉSSICA LONGUINHO REGILIO DE SOUZA
WISLEY ANDERSON VIEIRA
levantamento de dispositivos de drenagem de vias urbanas
Maringá
2015
JÉSSICA LONGUINHO REGILIO DE SOUZA
WISLEY ANDERSON VIEIRA
levantamento de dispositivos de drenagem de vias urbanas
Trabalho apresentado ao curso de Graduação, em Engenharia Civil, da Unicesumar, como requisito à obtenção da nota parcial da disciplina de Hidrologia e Drenagem Urbana.
Prof. Janaina de Melo Franco
MARINGÁ
2015
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Quadro 1- CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DO DRYWALL
sumário
1. INTRODUÇÃO
1.1. JUSTIFICATIVA
2. objetivos
2.1. OBJETIVO GERAL
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. REVISÃO DE LITERATURA
3.1. DEFINIÇÃO
3.2. CARACTERÍSTICAS
3.3. PROCEDIMENTO DE INTALAÇÃO
3.4. COMPARATIVO ENTRE O MÉTODO CONVENCIONAL E DRYWALL
4. METODOLOGIA
4.1. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO
4.2. AVALIAÇÃO DE CUSTOS
4.3. MÉTODOS DE APLICAÇÃO
4.4. ANÁLISE DE RESULTADOS
5. REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
“Quem sai de casa em dias de chuva não quer caminhar em calçadas alagadas nem atravessar ruas transformadas em piscinas, pelo desconforto evidente e dificuldade que impõe ao deslocamento. Caso saia de carro não quer ter seu itinerário interrompido ou sofrer uma pane causada pelo contato da água com o motor. Para quem fica em casa, anda pelo comércio ou freqüenta prédios públicos ou societários, evidentemente também não tem nenhuma vontade de que estes sejam inundados, muito menos na sua presença. Também é intolerável a qualquer pessoa que a circulação das águas na cidade seja veículo de contaminação ou cause risco de vida por afogamento ou desastres, como a destruição de casas. Neste contexto a Drenagem Urbana tem um uma função precípua: minimizar a presença de excessos de circulação de água, especialmente pluviais, em locais indevidos no meio urbano. Para minimizar o risco destes transtornos é que existe a Drenagem Urbana. Ela, entretanto, não é contra a acumulação de águas pluviais pois uma alternativa para seu controle é o armazenamento transitório em locais previamente estabelecidos. O que a Drenagem Urbana não deve promover é o desequilíbrio do ciclo hidrológico e o agravamento de condições sanitárias e ambientais” (Silveira, 2002, p. 2).
Segundo a AGESAN (2015), a drenagem urbana é o conjunto de medidas que tenham como objetivo minimizar os riscos que a população está sujeita, diminuir os prejuízos causados por inundações e possibilitar o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e sustentável. Ou seja, a drenagem nada mais é do que o gerenciamento da água da chuva que escoa no meio urbano.
De acordo com Fátima (2013, p. 7), “no meio rural e urbano, a ausência de drenagem, assim como a concepção equivocada de projetos e obras mal executadas, materializa-se na forma de inundações e provocam transtornos e prejuízos financeiros à população”.
JUSTIFICATIVA
A indústria da construção civil necessita de novos métodos construtivos para diminuir os custos da edificação e o tempo da obra, com isso, o Drywall entra no mercado para otimizar os custos e gerar uma melhor competitividade nas empresas construtoras. Sendo assim, será levado em consideração os aspectos positivos do Drywall e as mudanças que este método está proporcionando.
Para Silva (2007, p. 5) “A aplicação do drywall pode reduzir o custo de uma obra se forem analisados diversos fatores, como a produtividade que se ganha na montagem através de tempo de execução e redução de entulhos.
objetivos
OBJETIVO GERAL
Demonstrar os benefícios gerados pelo drywall em vedações internas em casas de até 250m², para que esse sistema construtivo seja mais utilizado e aceito em edificações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar pesquisas técnico-cientificas, a fim de apresentar características e vantagens do drywall;
- Apresentar o procedimento de instalação das paredes e forros utilizando o drywall;
- Relacionar alvenaria convencional com o drywall no que se refere aos aspectos ambientais e econômicos da utilização deste.
REVISÃO DE LITERATURA
SISTEMA DE DRENAGEM
De acordo com Pinto e Pinheiro (2006, p. 2), “O sistema de drenagem deve ser entendido como o conjunto da infraestrutura existente em uma cidade para realizar a coleta, o transporte e o lançamento final das águas superficiais. Inclui ainda a hidrografia e os talvegues. É constituído por uma série de medidas que visam a minimizar os riscos a que estão expostas as populações, diminuindo os prejuízos causados pelas inundações e possibilitando o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e ambientalmente sustentável”.
...