LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Artigos Científicos: LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dudu62 • 4/11/2013 • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 735 Visualizações
1. Faça uma breve pesquisa sobre os gerenciadores de máquinas virtuais usados atualmente nas empresas e cite as vantagens e desvantagens de utilizar a virtualização.
R: Atualmente são várias os softwares de virtualização, o VMware e Xen, são os
softwares de virtualização com maior utilização nas empresas e de maior investimentos
neste segmento. Algumas das muitas vantagens que essa solução nos proporciona, segurança, redução de custos, redução do consumo de energia, melhor aproveitamento do
espaço físico e outras. Existe algumas desvantagens como a questão do desempenho, gerenciamento e para alguma pessoas a segurança. Enfim, são grandes as vantagens desta
nova tendência, ainda pouco conhecida pelas empresas.
Vantagens e Desvantagens
Existem diversas vantagens na virtualização, a seguir serão citadas as principais [5]:
Segurança: Usando máquinas virtuais, pode ser definido qual é o melhor ambiente para executar cada serviço, com diferentes requerimentos de segurança, ferramentas diferentes e o sistema operacional mais adequado para cada serviço. Além disso, cada máquina virtual é isolada das demais. Usando uma máquina virtual para cada serviço, a vulnerabilidade de um serviço não prejudica os demais.
Confiança e disponibilidade: A falha de um software não prejudica os demais serviços.
Custo: A redução de custos é possível de ser alcançada com a consolidação de pequenos servidores em outros mais poderosos. Essa redução pode variar de 29% a 64% [5].
Adaptação às diferentes cargas de trabalho: Variações na carga de trabalho podem ser tratadas facilmente. Ferramentas autônomas podem realocar recursos de uma máquina virtual para a outra.
Balanceamento de carga: Toda a máquina virtual está encapsulada no VMM. Sendo assim é fácil trocar a máquina virtual de plataforma, a fim de aumentar o seu desempenho.
Suporte a aplicações legadas: Quando uma empresa decide migrar para um novo Sistema Operacional, é possível manter o sistema operacional antigo sendo executado em uma máquina virtual, o que reduz os custos com a migração. Vale ainda lembrar que a virtualização pode ser útil para aplicações que são executadas em hardware legado, que está sujeito a falhas e tem altos custos de manutenção. Com a virtualização desse hardware, é possível executar essas aplicações em hardwares mais novos, com custo de manutenção mais baixo e maior confiabilidade.
Por outro lado, existem as desvantagens da virtualização, sendo as principais:
Segurança: Segundo Neil MacDonald, especialista de segurança da Gartner, hoje em dia, as máquinas virtuais são menos seguras que as máquinas físicas justamente por causa do VMM [2]. Este ponto é interessante, pois se o sistema operacional hospedeiro tiver alguma vulnerabilidade, todas as máquinas virtuais que estão hospedadas nessa máquina física estão vulneráveis, já que o VMM é uma camada de software, portanto, como qualquer software, está sujeito a vulnerabilidades.
Gerenciamento: Os ambientes virtuais necessitam ser instanciados, monitorados, configurados e salvos [2]. Existem produtos que fornecem essas soluções, mas esse é o campo no qual estão os maiores investimentos na área de virtualização, justamente por se tratar de um dos maiores contra-tempos na implementação da virtualização. Vale lembrar que o VMWare é a plataforma mais flexível e fácil de usar, mas ainda apresenta falhas que comprometem a segurança, assim como as demais plataformas [2].
Desempenho: Atualmente, não existem métodos consolidados para medir o desempenho de ambientes virtualizados. No entanto, a introdução de uma camada extra de software entre o sistema operacional e o hardware, o VMM ou hypervisor, gera um custo de processamento superior ao que se teria sem a virtualização. Outro ponto importante de ressaltar é que não se sabe exatamente quantas máquinas virtuais podem ser executadas por processador, sem que haja o prejuízo da qualidade de serviço
2. Os primeiros computadores utilizavam um sistema operacional desenvolvido especificamente para a sua arquitetura. O UNIX foi um dos primeiros sistemas desenvolvidos para funcionar em qualquer máquina, não importando sua arquitetura. Faça uma pesquisa sobre os primeiros sistemas operacionais desenvolvidos antes do UNIX, bem como as máquinas onde operavam.
R: A primeira geração da computação moderna não trabalhava com o conceito de
sistema operacional. O conceito de sistema operacional apareceu através da programação
em Batch. Assim, vários comandos já poderiam ser executados em sequência através de
cartões perfurados, eliminando parte do trabalho do operador de terminal. Os primeiros
sistemas operacionais foram desenvolvidos conforme a evolução da tecnologia da época.
Contudo, cada máquina possuía seu próprio SO específico. Um dos maiores
representantes
...