Lei de Faraday, de Lenz e a Força Magnética
Por: laraschimith • 14/11/2021 • Trabalho acadêmico • 322 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
A lei de Faraday foi descoberta pelo físico e químico Michael Faraday em 1831, ela também é conhecida como lei da indução eletromagnética, segundo Faraday a variação do campo magnético por materiais condutores leva ao surgimento de uma corrente elétrica, foi uma das maiores descobertas já feitas, pois é através dela que hoje temos energia elétrica.
Entretanto, a lei de Faraday também é conhecida como Lei de Faraday-Neumann-Lenz, pois sua concretização aconteceu através de Franz Ernst Neumann, mas foi Lenz quem considerou a necessidade negativa na fórmula que representa a corrente elétrica induzida. Assim, também assumiu um papel importante na conclusão do eletromagnetismo, pois ela mostra a relação dos fenômenos elétricos com magnéticos, estes que foram desacreditados durante muitos anos.
A lei de lenz foi descoberta pelo físico Heinrich Lenz, ela descreve que a força motriz formada pela variação de fluxo magnético sempre será oposta a variação inicial, consequentemente complementando a Lei da Faraday sobre indução eletromagnética.
Explanando as leis podemos notar que o componente essencial de ambas é a força magnética, também conhecida como força de Lorentz, ela é obtida através da interação de imãs ou objetos magnéticos, é uma grandeza vetorial possuindo direção, sentido e módulo.
Contudo, podemos fazer a junção dos mesmos utilizando um imã permanente, um solenoide e uma fonte de corrente alternada em um motor elétrico para verificar seu funcionamento, o imã permanente possui um avanço eficiente de acordo com a geometria do rotor por possuir um campo magnético significante. O solenoide é utilizado a fim de permitir a passagem de corrente elétrica por meio de uma bobina gerando um campo magnético, gerando assim um motor de corrente alternada que funciona por indução eletromagnética esse tipo de motor permite a conversão de energia elétrica em mecânica e vice-versa.
...