Levantamento Dos Dados e Documentação Cartográfica
Por: Tania Souza • 16/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 3.488 Palavras (14 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO DE PESQUISA MINERAL
SUMÁRIO
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 4
3. METODOLOGIA DE TRABALHO 5
3.1 Levantamento Dos Dados e Documentação Cartográfica 5
3.2 Base Georreferênciada 5
3.3 Análise e interpretação de dados 5
4. ASPECTOS GEOGRAFICOS 6
4.1 Origens do Município de Castelo 6
4.2 Localização e demografia 7
4.3 Fisiografia 9
5. CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS 10
5.1 Clima 10
5.2 Solos 10
5.3 Vegetação 10
5.4 Hidrologia 10
5.5 Áreas De Preservação Permanentes 11
5.6 Áreas Tombadas 11
6. CONTEXTO GEOLÓGICO 12
6.1 Geologia Regional 12
6.2 Geologia Local 12
7. TOPOGRAFIA 13
8. REQUERIMENTO DE LAVRA 14
8.1 Características Legais 14
8.2 Documentação Comprobatória 14
8.2.1 Pessoa Juridica 14
9. CONCLUSÃO 15
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa a exploração do granito conhecido comercialmente como cinza andorinha, classificado petrograficamente como biotita monzogranito.
Segundo Filho (2013) essa rocha possui as seguintes características massa especifica aparente 2703 kg/m³, porosidade 0,83% tendo seu uso recomendado para revestimento de exteriores, interiores e piso.
A pesquisa mercadológica mostra que este produto apresenta aceita no mercado, e que é conhecido e utilizado há um bom tempo, devido a seu preço e características tecnológicas.
A extração deste depósito está localizada no município de Castelos-ES, numa região próxima à cidade de castelo o número do processo da área inscrita na ANM é 890263/1984.
A região onde se pretende lavrar está jazida apresenta infraestrutura adequada que permitirá os trabalhos.
OBJETIVOS
Realizar a pesquisa mineral para a prospecção de rocha ornamental, Monzogranito, cinza Castelo. Determinando uma região para a obtenção de maciços capazes de serem lavradas para o uso de rocha ornamental a serem aproveitadas na construção civil.
METODOLOGIA DE TRABALHO
A metodologia utilizada para realização deste trabalho envolveu a análise de fotos de satélites, arquivos de geoprossamentos analisado no softer QGis. Pesquisa bibliográfica realizada em sites e livros sobre o bem mineral pesquisado, no caso o Monzogranito biotita, cinza Castelo.
Levantamento Dos Dados e Documentação Cartográfica
Foram executados o levantamento e organização dos mapas topográficos e geológicos, bem como das fotografias aéreas que cobrem o município de Castelo (I3Geo, 2014).
Foram t levantados os direitos minerários vigentes no município, e em específico na área do onde se encontra o processo . com base no site oficial da ANPM – Agencia Nacional de Produção Mineral.
Base Georreferênciada
Os arquivos de georeferenciamento utilizado refere-se ao estado do Espírito Santo, sendo obtido pelo dite da ANPM, IEMA – Instituto Estatual de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (I3Geo, 2014).
Análise e interpretação de dados
Os resultados do reconhecimento geológico foram compilados e interpretados, tendo em vista a emissão de parecer quanto à potencialidade dos bens minerais pesquisados, no caso em tela o Mozongranito Biotita – Cinza Castelo.
ASPECTOS GEOGRAFICOS
Origens do Município de Castelo
A colonização se originou especificamente na Serra do Castelo, que mais tarde daria nome à cidade, assim chamada devido a formação dos montes e vales que lembravam os castelos medievais europeus.
Neste local foram encontrados os primeiros vestígios do mineral, sendo pioneiro nesta atividade extrativista o minerador Pedro Bueno Cacunda, que viria posteriormente a fundar o Arraial de Santana.
Por volta de 1845 os primeiros fazendeiros da região, iniciando a exploração agrícola nas margens do rio Castelo e do Caxixe, já utilizando nesse período a mão de obra escrava, impulsionaram sobremaneira o desenvolvimento da localidade.
A partir de então, a Fazenda do Centro passou de arraial de mineração à qualidade de povoado servido de capela, senzala, engenho, paióis de café distrito de Castelo foi criado em 31 de julho de 1881, pertencendo assim ao município de Cachoeiro de Itapemirim, vindo a conseguir sua autonomia administrativa em 25 de dezembro de 1928.
...