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Linguagem de Programação

Por:   •  17/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  577 Visualizações

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William da Paixão Gomes - 1415090107

1. Implemente uma função que indique se um ponto (x, y) está localizado dentro ou fora de um retângulo. O retângulo é definido por seus vértices inferior esquerdo (x0, y0) e superior direito (x1, y1). A função deve ter como valor de retorno 1 (um), se o ponto estiver dentro do retângulo, e 0 (zero) caso contrário.

#include

int dentro_ret(int x0,int y0,int x1,int y1,int x,int y){

    if ((x>=x0)&&(y>=y0)&&(x<=x1)&&(y<=y1)){

        return 1;

    }else {

        return 0;

    }

}

int main() {

    int a,b,c,d,e,f,res;

        printf("Defina o ponto do vertice inferior esquerdo: \n");

        scanf("%d %d",&a,&b);

        printf("Defina o ponto do vertice superior direito: \n");

        scanf("%d %d",&c,&d);

        printf("Entre com um ponto coordenado qualquer: \n");

        scanf("%d %d",&e,&f);

        res=dentro_ret(a,b,c,d,e,f);

        if(res){

           printf("\nO ponto coordenado se encontra DENTRO do retangulo");

        }else {

           printf("\nO ponto coordenado se encontra FORA do retangulo");

        }

}

----------------------------------------------------------------------------------------------------

2. Implemente uma função para testar se um numero inteiro é primo ou não. Essa função deve obedecer ao protótipo a seguir e ter como valor de retorno 1 (um) se n for primo e 0 (zero) caso contrário.

#include

int primo(int n){

    int i;

    if (n==1) return 0;

    for(i=2;i*i<=n;i++){

        if(n%i==0){

            return 0;

        }

    } 

    return 1;

}

int main() {

    int num,res;

        printf("Escreva um numero: \n");

        scanf("%d",&num);

        res=primo(num);

        if (res){

        printf("Prime!");

    }else {

        printf("Not Prime!");

    }

}

----------------------------------------------------------------------------------------------------

3. Implemente uma função que retorne o n-ésimo termo da série de Fibonacci. A série de Fibonacci é dada por: 1 1 2 3 5 8 13 21…, isto é, os dois primeiros termos são iguais a 1 (um) e cada termo seguinte é a soma dos dois termos anteriores.

#include

int fibonacci(int n){

    int a=0,b=1,aux,i;

    if(n==0) return a;

    for (i=2;i<=n;i++){

        aux=a+b;

        a=b;

        b=aux;

    }

  return b;

}

int main() {

    int v,res;

        printf("Entre : \n");

        scanf("%d",&v);

        res=fibonacci(v);

        printf("\nN-esimo termo: %d",res);

}

----------------------------------------------------------------------------------------------------

4. Implemente uma função que retorne a soma dos n primeiros números naturais ímpares.

#include

int fibonacci(int n){

    int i,s=0;

    for (i=1;i<=n*2;i+=2) s+=i;

    return s;

}

int main() {

    int v,res;

        printf("Entre com um valor: \n");

        scanf("%d",&v);

        res=fibonacci(v);

        printf("\nPrimeiros numeros naturais impares: %d",res);

}

----------------------------------------------------------------------------------------------------

5. Implemente uma função que retorne uma aproximação do valor de pi, de acordo com a fórmula de Leibniz.

#include

#include

double pi(int n){

    double s=0;

    int i;

    for (i=0;i<=n;i++) s+=(pow(-1,i))/(2*i+1);

    return s*4;

}

int main() {

    double res;

    int p;

        printf("Entre com o numero de termos: \n");

        scanf("%d",&p);

        res=pi(p);

        printf("\nO valor de PI: %lf",res);

}

----------------------------------------------------------------------------------------------------

6. Implemente uma função que calcule as raízes de uma equação do segundo grau, do tipo ax2+bx+c = 0. Essa função deve obedecer ao protótipo: 

int raizes(float a, float b, float c, float * x1, float * x2); 

Essa função deve ter como valor de retorno o número de raízes reais e distintas da equação. Se existirem raizes reais, seus valores devem ser armazenados nas variáveis apontadas por x1 e x2.

#include

#include

int raizes(float a,float b,float c,float *x1,float *x2){

    float d;

    d=b*b-4*a*c;

    if (d>0){

        *x1=(-b+sqrt(d))/2*a;

        *x2=(-b-sqrt(d))/2*a;

        return 2;

    }else if(d==0){

        *x1=-b/2*a;

        *x2=-b/2*a;

        return 1;

    }else{

        x1=NULL;

        x2=NULL;

...

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