Livro Biomassa Para Energia no Nordeste: Atualidades e Perspectivas
Por: BiancaMMS • 25/11/2022 • Resenha • 369 Palavras (2 Páginas) • 112 Visualizações
Livro Biomassa para energia no Nordeste: atualidades e perspectivas
Capítulo 4.
Balanço da oferta e da demanda.
Resumo.
O balanço é diferente considerando a oferta atual legal de biomassas ou considerando a oferta potencial. A demanda atual de biomassa é mais que o dobro da oferta atual de fontes legais. Apenas no Piauí existe uma oferta de fontes legais maior que a demanda. Pernambuco também apresenta déficit crítico de oferta e ainda com baixa legalidade.
Alagoas e Bahia já aproveitam toda a sua oferta total de biomassa energética para atender a sua demanda e Alagoas apresenta baixo índice de legalidade da oferta. Isso se explica parcialmente pela oferta de lenha de cajueiro, amplamente disponível no Rio Grande do Norte e pela baixa demanda na Paraíba. Na região Nordeste há suficiente oferta potencial de biomassa para atender toda a demanda energética atual, com muita sobra. Porém existe um problema sério de insuficiente legalidade na oferta atual.
A oferta legal precisaria ser duplicada para atender a demanda atual e crescer ainda mais para poder atender as demandas futuras. Uma análise especial mais clara pode ser obtida com os balanços dos polos consumidores de biomassa, que também podem considerar a oferta legal e oferta total.
Capítulo 9.
Cenários desejados com 100% de oferta legal.
Assume-se que os consumos de lenha dos domicílios rurais e pequeno urbanos são 100% legal, porque podem ser considerados «autoconsumo» é dispensada da autorização prévia por ser de árvores exóticas, ou por ser resíduo de outras atividades é isenta de autorização por ser obtida por moradores, para uso próprio dentro das propriedades rurais, até o limite de 20 m3 ano-1.
Biomassa sustentável é aquela que, pela forma como é extraída, mantém a produtividade e os estoques de carbono de sua fonte a longo prazo.
Nestes cenários as fontes ilegais e não sustentáveis não participam da oferta, e são substituídas gradativamente por fontes legais e sustentáveis.
Independentemente do nível de legalidade atual de cada setor ou ramo consumidor, todos eles deveriam chegar a 100% de consumo obtido de fontes legais em 2030. Para satisfazer esta condição, foram integrados nestes cenários três fontes de biomassa que cobrem os incrementos adicionais da demanda não atendidos pelas ofertas atuais e suas projeções e que também substituem a lenha de cajueiros quando esta desaparece.
...