Livro Fisiologia do Exercício - Nutrição, Energia e Desempenho Humano -
Por: Adailane Carla Santos Xavier de Oliveira • 7/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.068 Palavras (5 Páginas) • 570 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO – FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
Livro Fisiologia do Exercício - Nutrição, Energia e Desempenho Humano - 7ª Ed. 2011 - William D. Macardle
Capitulo 21: Treinamento para potência anaeróbica e aeróbica
01. Considerando os princípios do treinamento física comente sobre os termos abaixo:
a) Sobrecarga - A aplicação regular de uma sobrecarga na forma de exercício especifico aprimora a função fisiológica para induzir uma resposta de treinamento. Para conseguir a sobrecarga apropriada será necessário manipular a frequência, a intensidade e a duração do treinamento, com maior enfoque na modalidade do exercício. Deve ser progressiva ao treinamento.
b) Especificidade – Refere-se a adaptações nas funções metabólicas e fisiológicas (especifico ao organismo). O exercício especifico desencadeia adaptações especificas destinados a promover efeitos específicos do treinamento.
c) Individualidade – Nem todos os indivíduos respondem de uma maneira semelhante a um determinado estimulo de treinamento. Leva em consideração o treino que o indivíduo é acostumado, a biológica (tipos de fibras) e o biótipo (fatores de saúde). Os benefícios do treinamento ocorrem quando os programas de exercícios se concentram nas necessidades individuais e na capacidade dos participantes.
d) Reversibilidade – A perda das adaptações fisiológicas e de desempenho ocorre rapidamente quando uma pessoa encerra sua participação na atividade física regular.
02. Analise as questões a seguir e comente sobre os tipos de exercício que estão sendo praticados e os principais efeitos produzidos no organismo a partir de cada tipo representado nas figuras A e B:
FIGURA A – Corrida de longa duração: Exercício aeróbio (baixa intensidade e alta tempo de duração): ganha resistência e melhora o condicionamento.
FIGURA B – Musculação: Exercício anaeróbio (alta intensidade e curto tempo de duração): ganha força e aumenta as fibras musculares (hipertrofia).
03. Durante o treinamento físico quais as principais alterações nos sistemas anaeróbico e aeróbio?
AEROBIO: Utilização de O2 (oxigênio), treinamento de baixa intensidade e alto tempo de duração.
ANAEROBIO: Não utiliza muito O2 (oxigênio), treinamento de alta intensidade e curto tempo de duração.
04. Durante o treinamento ocorrem importantes adaptações cardiovasculares. Explique como são os comportamentos dos parâmetros da frequência cardíaca, débito cardíaco, volume sistólico e pressão arterial.
FC: Elevação da FC. Calculo para saber qual FC máxima que se pode chegar: FCmáx = 220 – idade.
DC: Aumenta de acordo com a intensidade do exercício. Os dois fatores que determinam a capacidade do débito cardíaco são a frequência cardíaca e o volume sistólico (VS). A relação é:
DC = FC x VS
VS: aumenta o volume sistólico
PA: Aumenta, principalmente da PA sistólica (força exercida pelo sangue contra as artérias no momento da contração)
05. Quais são os fatores que afetam as respostas ao treinamento aeróbico? Explique cada um deles!
1- Nível de aptidão – Capacidade funcional, que depende de fatores genéticos e ambientais.
2- Intensidade do treinamento – A intensidade do exercício reflete tanto o custo calórico do trabalho quanto os sistemas energéticos específicos ativados.
3- Frequência do treinamento – Maior frequência do treinamento produz efeito benéfico quando esse treinamento é realizado com uma intensidade baixa. No treinamento aeróbico são realizados 3 dias por semana, com um único dia de repouso.
4- Duração do treinamento – Não existe uma duração limiar da sessão de trabalho para um aprimoramento aeróbico. Vai depender da interação entre a intensidade, frequência e o nível inicial de aptidão.
06. Um treinamento físico de menor intensidade é eficaz?
Sim, se a duração do exercício for maior (a partir de 30 min.), pois a duração compensa a intensidade mais baixa do exercício, em termos de benefícios.
Capítulo 18: Músculo esquelético: estrutura e função
07. Considerando os tipos de fibras músculos esqueléticos, comente sobre as fibras de contração rápida e contração lenta.
FIBRAS DO TIPO 1: Fibras vermelhas: contração lenta, tem alta resistente a fadiga e é aeróbico.
FIBRAS DO TIPO 2ª: Fibras brancas: contração rápida, se fadigam rapidamente e é anaeróbico.
08. Explique as diferenças nos tipos de fibras musculares entre os grupos de atletas.
ATLETAS DE ENDURANCE (exercícios de alta resistência e pouca intensidade): Tem a concentração maior de fibras vermelhas.
ATLETAS VELOCISTAS (exercícios de alta intensidade e curta duração): Tem uma concentração maior de fibras brancas.
ATLETAS DE POTENCIA: Contem fibras mistas.
Questões gerais: Roteiros das aulas – Slides
09. O que é adaptação funcional ao exercício e quais fatores poderão contribuir durante o treinamento?
...