Logistica
Ensaios: Logistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danioper • 14/10/2013 • 5.927 Palavras (24 Páginas) • 575 Visualizações
Sumário
Introdução 04
Princípios e elementos da armazenagem 05
Embalagem de materiais 10
Gestão da Armazenagem 10
Planejamento Armazenagem ....................................................13.
Considerações Finais 20
Referências Bibliográficas 22
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar os processos de armazenagem e movimentação de cargas e as tecnologias envolvidas em um sistema moderno. Assim, apresentamos o conceito de armazenamento e alocação de cargas e novas formas, processos e recursos utilizados no auxílio às atividades de armazenamento, e seus benefícios.
Do ponto de vista do operador logístico, a armazenagem pode ser definida como gestão econômica do espaço para manter estoques e mercadorias que pertencem a terceiros.
Engloba e analisam as funções de localização, endereçamento, dimensionamento, arranjo físico, recuperação de estoque, projetos de docas ou baias de atracação, Layout e configuração do armazém, a sequência de operações tem início na identificação das prioridades do cliente envolvendo o recebimento, transporte interno, antes e durante o processo produtivo e na armazenagem como produto acabado e finalizando em sua distribuição ao consumidor final.
É interessante realizar um estudo de caso no que diz respeito às questões específicas relacionadas à área da Armazenagem identificando processos, atividades envolvidas e equipamentos, a fim de tornar mais conhecida à modernização da área, a qual sempre tem novas tecnologias, recursos, softwares, e consequentemente novos processos.
Em um país das dimensões continentais; o Brasil, assim como nos Estados Unidos, o papel da logística cresce enormemente de importância. Segundo estimativas realizadas pelo Council of Logistics Management, os gastos anuais em atividades logísticas representam entre 15% a 20% do PIB norte-americano, ou seja, algo em torno de US$ 700 bilhões. Considerando esta mesma proporção para o Brasil, estaríamos falando de um conjunto de atividades que movimenta cerca de US$ 80 bilhões anuais.
O importante é proceder às avaliações precisas do total de custos envolvidos, antes de tomar decisões sobre a estratégia a ser adotada.
Por último, depósitos próprios têm certas vantagens intangíveis, particularmente no que diz respeito à presença no mercado. Um depósito próprio, com o nome da empresa na porta, dá aos clientes a impressão de pronta resposta e estabilidade. Essa impressão dá, às vezes, uma vantagem de marketing sobre outras empresas.
PRINCÍPIOS E ELEMENTOS DE ARMAZENAGEM
Os princípios Básicos da Armazenagem são:
PLANEJAMENTO: característica do produto a ser armazenado;
CONDIÇÕES OPERACIONAIS: integração das atividades;
SIMPLIFICAÇÃO ocupação da área, equipamentos, fluxos disponíveis.
INTEGRAÇÃO: maior número de operações possível, sempre de forma coordenada
ESPAÇO FÍSICO:capacidade e armazenamento seguro, controle mão-de-obra, equipamentos; VERTICALIZAÇÃO: aproveitar a altura do armazém;
MECANIZAÇÃO: movimentação por equipamentos (custo);
AUTOMAÇÃO: movimentação automatizada (custo);
CONTROLE: registro das cargas, inventário, organização;
SEGURANÇA: armazenamento seguro x integridade carga
PREÇO: cobrar de acordo com o mercado.
RECEBIMENTO: Retirada das cargas; Verificação física dos volumes; Contagem dos lotes/volumes; Pesagem; Preparação para a armazenagem (ex: unitização); Registro no sistema de controle; Envio para a armazenagem apropriada
PÁTIO DE CAMINHÕES/VEÍCULOS: , área de atendimento ao cliente e usuário, piso com coeficiente de atrito adequado, rampa de ligação entre a Doca e Pátio de Manobra com fluxo de mão dupla, evitando-se o contato da carroceria do caminhão com a doca, oficina de Manutenção, área para lavar veículos/equipamentos; sistema de separação de água/óleo; estufa para pintura/secagem de equipamentos; tanque de lavagem, área para recuperação e armazenamento de estrados e embalagens de movimentação reutilizáveis, sala de espera para motoristas (com infra-estrutura sanitária) alambrados industriais, guard-rail de proteção aos equipamentos e fechamentos verticais, área de vigilância.
Esses são os principios e elementos básicos para um terminal de armazenagem adequados e eficiente.
Vamos conhecer uma empresa que segue as regras e busca inovar em sua área, que é uma área extensa e bem conhecida, pois produz o espelho que todos nós gostamos de nos ver, mas ela produz também uma diversidade tão grande que até os vidros do Palacio do Planalto, são produzidos por sua tecnologia;
- A Empresa
Cebrace: Companhia Brasileira do Cristal.
A Cebrace é fruto de uma joint-venture (união de duas ou mais empresas) entre dois grandes produtores de vidro plano do mundo: a Saint-Gobain (França) e a NSG (Japão), que adquiriu a Pilkington em 2006. Fundada em 1974, reúne em seu processo de fabricação o know-how e a tecnologia dos gigantes do setor de vidros, com certificações internacionais, foi a primeira empresa do setor vidreiro a ser membro-fundador do Green Building Council Brasil (GBCB), a Cebrace tem um compromisso com a preservação do planeta.
Com capacidade de produção de 3.600 mil toneladas/dia, a Cebrace possui cinco unidades de produção de vidros: três em Jacareí (SP), uma em Caçapava (SP) e uma unidade em Barra Velha (SC). Nossa pesquisa será na unidade de Jacareí, localizada na; AV: Cristal, 540, setor de atuação; fabricação de vidro plano ou float.
- Visão
Sermos reconhecidos
...