Logistica
Artigos Científicos: Logistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernando15050 • 19/9/2013 • 7.737 Palavras (31 Páginas) • 563 Visualizações
Apresentação
O trabalho de marketing 3 tem como objetivo utilizar da criatividade e do senso estratégico dos alunos para a criação e lançamento de novos produtos, sejam eles de empresas conhecidas ou não. Produtos estes que possibilitam atender alguma necessidade especifica de um grupo de consumidores ou ainda, apresentar um produto que crie uma nova necessidade para o mercado.
Neste trabalho, apresentaremos um novo produto para uma das maiores empresas do setor de cosméticos do Brasil, a Natura Cosméticos. Presente em todo o país através do marketing direto (venda porta a porta), a empresa é reconhecida por possuir diversas linhas de cosméticos, perfumaria e maquiagem de alta qualidade e socialmente responsáveis, através do uso orientado e responsável de matérias primas naturais e também, em alguns casos, exclusivamente brasileiras – o que se tornou um diferencial da empresa.
De forma a manter e reforçar todos estes valores e diferenciais existentes na Natura, além de proporcionar uma expansão no seu portfólio e possibilitando atuar em novos nichos de mercado, apresentamos neste trabalho um novo produto para a empresa: o Sabonete bucha que ao mesmo tempo que esfolia ele hidrata a pele.
Listas
Listas e Gráficos e tabelas
1 – Gráfico 1 – Evolução do faturamento do mercado de cosméticos
2 – Tabela 01: Percentual de matéria-prima por fornecedores
Sumário
Capítulo 1
1.1 – Mercado brasileiro de Cosméticos
1.2 – Análises do Macro ambiente
Capítulo 2
2.1 – História da Natura
2.2 – Área Geográfica e Participação do Mercado
2.3 – Faturamento
2.4 – Portfólio de produtos que oferece ao mercado
2.5 – Matéria-prima e insumos básicos
2.6 – Vantagens Competitivas
Capítulo 3
3.1 – Características
3.2 – Classificação do produto
3.3 – Utilidade
3.4 – Concorrentes e vantagens competitivas
3.5 – Diferenciais do produto
3.6 – Insumos de fabricação
Capítulo 4
4.1 – Fornecedores
4.2 – Estratégias de distribuição e vendas
4.3 – Reações dos concorrentes
Capítulo 5
5.1 – Mercado total
5.2 – Mercado potencial
5.3 – Mercado disponível
5.4 – Mercado penetrado (atendido)
5.5 – Mercado alvo
Capítulo 6
6.1 – Características e benefícios do produto
6.2 – Praça (ou pontos-de-venda)
6.3 – Preço
6.4 – Estratégias de comunicação
Capítulo 7
7.1 – Sistema de avaliação e controle de desempenho
Capítulo 8
8.1 – Marca
8.2 – O modelo de desenvolvimento de identidade da marca (SGM)
8.3 – Proposta de Gestão da Marca (SGM)
8.4 – O modelo de desenvolvimento do Brand equity
Conclusão
Referências bibliográficas
Capítulo 1
Análise externa
No capítulo 1, apresenta-se o setor que foi escolhido e a empresa para a qual será desenvolvido um novo produto, a partir da análise macroeconômica do setor estudado.
1.1 Mercado brasileiro de cosméticos
Como um dos maiores países e de crescimento mais rápido no mundo, a compleição do futuro do Brasil é cor-de-rosa para os participantes do mercado de cosméticos e produtos de higiene. A beleza é um mercado promissor no Brasil, de acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que aponta o Brasil como o terceiro mercado de cosméticos mundial (só fica atrás do Japão e Estados Unidos), desta forma, gerador não apenas de renda, mas foco estratégico dos grandes “players” (grandes empresas desenvolvedoras e produtoras de cosméticos). Conforme dados do Euromonitor de 2006, o Brasil é o segundo mercado em desodorantes, perfumaria e em produtos infantis, terceiro em produtos para cabelo, produtos masculinos e produtos para banho; o quinto em proteção solar; oitavo em pele; o nono em depilatórios.
De acordo com o novo estudo de mercado, as vendas dos fabricantes de cosméticos e produtos de higiene no Brasil cresceram a uma média anual de 15% em pelo menos três anos. As vendas globais para 20 categorias de produto excederam os US$5.3 bi em 2004. “Toda categoria de produto que examinamos obteve aumentos sobre o ano passado, tanto em volume de unidade quanto em valor de vendas e, para a maioria das categorias, estes aumentos foram impressionantes,” disse Lenka Contreras, vice-presidente e chefe da divisão de pesquisa de práticas de Produtos ao Consumidor da Kline. “O mercado cosmético e de higiene pessoal do Brasil mostra um crescimento sólido cuja expectativa é de continuidade.”
“Os mercados maduros para cosméticos e produtos de higiene– os E.U., Europa do Leste e Japão – ofereceram apenas mínimo crescimento sobre os últimos cinco anos, e participantes do mercado devem estar prospectando países como o Brasil como uma nova fonte de crescimento,” disse Contreras.
A análise do mercado brasileiro de cosméticos e produtos de higiene para o Brasil está baseada num relatório recente da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, que indica o Brasil como
...