Logistica Empresarial
Trabalho Escolar: Logistica Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianagmail • 4/4/2014 • 4.922 Palavras (20 Páginas) • 306 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Logística
Logística Empresarial
INTRODUÇÃO
Este trabalho relata a logística empresarial da empresa CONCRENORTE sua trajetória, mercado em que atua e fatores que podem ser melhorados dentro da empresa.
No decorrer das atividades foi possível analisar todo o processo operacional da empresa, desde o primeiro contato com o cliente, a elaboração do projeto e orçamento, a negociação para satisfação de ambas as partes além do processo de produção em si, além do processo de armazenamento e transportação de produtos.
Através de análises, diagnosticou-se a real situação da empresa, diante do mercado, exibindo seus erros, seus acertos, ameaças e oportunidades, sugerindo soluções alternativas para que tenha maior poder competitivo e capacidade de permanência no mercado.
ETAPA 1
1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA - CONCRENORTE
Nome fantasia: Concrenorte.
Razão social: Indústria de artefatos de cimento do norte LTDA.
Ramo de atividade: Pré-moldados de concreto.
Principais atividades: Elaboração e fabricação de projetos, fornecimento e montagem de pré- moldados para a construção civil.
Porte da empresa: Parque industrial de 70.000 m 2 , nos dia atuais e considerado uma empresa de médio porte.
Endereço: Rua 10 nº 608, Setor Barros - Araguaína TO.
Funcionários: Auxiliares, consertadores, armadores, motorista, serralheiros, operadores de máquinas, encarregados e administradores, empregam atualmente 250 funcionários.
Principais produtos: Fabricação e fornecimento de postes de concreto, lajes, vigas de pontes, tubos de concreto para saneamento, blocos e pisos intertravados, fabricação e montagem de galpões com vão livres até 30 mt, etc.
Diretoria: A empresa e dirigida por três sócios.
Engenheiro responsável pela produção: Thiago Oliveira Valtuille.
Administrador do financeiro: David Valtuille Brannas Neto.
Administrador responsável pela informatização: Diogo Oliveira Valtuille.
Sua missão é fabricar um produto de qualidade, satisfazendo aos seus clientes, obtendo maior produtividade e lucro através da satisfação de seus colaboradores. A Concrenorte trabalha com sistema de total integração, o que garante aos seus produtos, as mesmas características técnicas de qualidade e acabamento.
Seus valores estão pautados na confiança, inovação, segurança e qualidade. Ser referência em tecnologia do concreto para pré-fabricados, a empresa mais admirada em seu setor e estar sempre entre as primeiras duas maiores dos mercados de atuação.
Contato da equipe na Empresa: Washington Gonçalves de Sena
Cargo: Gerente em Logística de suprimentos e transportes.
2. DESENHO LOGISTICO DA EMPRESA CONCRENORTE
Uma empresa com um consumo médio mensal de 1.100m3 de brita, 1.500m³ de areia, 14.000 sacos de cimento e 70 toneladas de aço tem que estar atenta na logística de abastecimento por parte de seus fornecedores, para que não haja falta de matéria prima e que não sejam fornecidas com excesso.
A Concrenorte prioriza esses detalhes através de seu setor de compras e encarregados de produção.
No contrato de compra está incluso que o abastecimento é de responsabilidade do fornecedor.
Como mostra o desenho logístico da empresa, depois de fabricados seus produtos abastecemos 3 Estados e para que isso fosse possível a Concrenorte se vangloria de estar com seu pátio bem localizado geograficamente, pois ficando na BR 153 a empresa conta com grande frota de caminhões indo para o Sul e para o Norte, interessados em terceirizar o transporte, facilitando assim, de forma econômica a entrega dos produtos aos clientes.
Já a distribuidora da Empresa contando com uma frota própria atende a todos os consumidores de Araguaina e municípios vizinhos e conta também com os clientes varejistas que fazem a retirada em seu deposito.
2.1 INFORMAÇÕES SOBRE FLUXO DE CAIXA
Após colher informações sobre o Fluxo de Caixa Relevante pudemos concluir que a projeção dos fluxos de caixa que ocorrerão durante a vida útil de um projeto é uma das tarefas mais difíceis na analise de investimento de capital.
Essas projeções geralmente envolvem inúmeras variáveis e, em empresas maiores, muitos indivíduos e diversos departamentos. As projeções de preço e quantidade de vendas geralmente são fornecidas pelo setor de marketing, baseado no conhecimento da elasticidade de preço, dos efeitos da publicidade e propaganda, do ambiente macroeconômico, a reação esperada dos competidores e padrões de compra dos consumidores.
Da mesma forma, os investimentos de capital associados a um novo produto são geralmente fornecidos pelos setores de engenharia e desenvolvimento de produto, enquanto que os custos operacionais são estimados pelos contadores, engenheiros de produção, recursos humanos, compradores, etc.
Resumo do artigo: “A Logística como ferramenta para melhoria do desempenho em pequenas empresas”.
A logística vem sendo apontada nos últimos anos como um dos principais instrumentos para o aumento da competitividade em empresas dos mais diversos setores. Grandes empresas criaram departamentos e diretorias de logística e passaram a visualizar seus fluxos de materiais, de informações e de recursos financeiros de um ponto de vista interfuncional.
Clientes tendem a escolher produtos e serviços que maximizem seu valor líquido. O valor total obtido pelo cliente em uma aquisição inclui suas percepções relacionadas ao produto, serviços agregados, características pessoais e benefícios de imagem obtidos. Por outro lado,
...