TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Empresarial

Dissertações: Logistica Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

2. A LOGÍSTICA EMPRESARIAL

"Desde os tempos bíblicos os líderes militares já se utilizavam da logística. As guerras eram longas e geralmente distantes, eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate era necessário um planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota, nem sempre a mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos". (DIAS, 2005, p. 27)

De acordo com Silva (2007) o nome Logística surgiu na França em 1671, todavia, conforme citado, os procedimentos já eram utilizados na antiguidade como uma ferramenta militar. Por outro lado, Faria e Costa (2005) dizem que estes procedimentos logísticos não foram utilizados apenas nas guerras, mas em outras ocasiões já utilizava-se logística, por exemplo, na construção das Pirâmides do Egito e em outras construções majestosas foram realizadas muitas atividades relacionadas à Logística.

Na década de 40, fora muito utilizada pelo exército dos EUA, que lutou na Segunda Guerra Mundial. Sua principal função era de suprir, ou melhor, garantir o abastecimento de toda a tropa norte-americana, compreendia desde a aquisição dos materiais, até sua distribuição no local correto na hora desejada. Imagine uma tropa sem munição ou comida?, abortariam a guerra sem lutar. Em contrapartida desta guerra, o mundo obteve um grande avanço tecnológico, nesta época, as empresas começaram a enxergar a logística como uma gestão coordenada de atividades que se inter-relacionavam.

Passando-se os anos, mais precisamente no ano de 1980 esse conceito progrediu, e, nas empresas, passou a existir a associação de diversas áreas tais como: produção, transportes, comunicação, estoques, entre outras. Ao invés de administrá-las separadamente como antes eram feitas, a logística integrada assumiu o papel de reger todas estas operações.

Em meio de 1990 a 2000, vários fatores como, por exemplo, o bug do milênio contribuíram para que mais uma vez as empresas atualizassem seus sistemas integrados, onde surgiu o novo conceito, definindo a logística como: “Logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços, bem como das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes”. (Council of Logistics Management citado por BALLOU, 2006, p. 27).

Em outubro de 1999, em um encontro internacional que foi promovido em Toronto no Canadá, mais uma vez o Council of Logistics Management – CLM adaptou a definição de Logística de 1991, adaptado por Filho (2001):

"Logística é a parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo e estocagem de bens, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visando atender aos requisitos dos consumidores". (FILHO, 2001, p. 3)

Juntamente com a evolução no conceito logístico surgiu o mais rico e atual modelo de gerenciamento, que é o Supply Chain Management (SCM) ou Gerenciamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com