Logística Reversa: Meio Ambiente e Competitividade
Por: Igor Gomes • 2/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.099 Palavras (5 Páginas) • 228 Visualizações
Resultados e Discussão (não tem limites de palavras) - Igor e Larissa -
- estimativa de resíduo que ficou exposto
- 600 L/dia
- Pegar duas a três referências comparando a geração
- estimativa da circulação de pessoas no hall
- Roda de conversa sobre resíduos sólidos
- Itens que foram apresentados;
- Formas de destinação;
- Falar dos alunos que participaram
- por curso
- Importância da segregação (2 parágrafos)
- Necessidade da consciência dos geradores para obter isso;
- Participação da população na destinação de resíduos;
- Limitações e trabalhos futuros
- Trabalhou com estimativas;
- Futuros trabalhos
- No estagio de coleta dos resíduos provenientes das salas de aulas, utilizou-se sacos de lixos. Ademais, mensurou-se através da medição da massa do total e o volume dos sacos, a quantidade gerada por dia na instituição.
Tabela 0 – Dados de volume, quantidade de sacos de lixos e massa total dos resíduos.
Volume do sacos | Quantidade de sacos coletados por dia | Massa total dos resíduos por dia |
6,52 Kg |
Fonte : Autor(2018)
numero de 600 Litros de resíduos por dia, equivalentes a 6.52kg por dia.
Em estudo realizado por SANTOS (2014), o autor cita que “A massa de resíduos nas salas de aula atingiu 9,8 quilogramas no período avaliado”. O projeto elaborado teve duração de 3 dias.
Em outro estudo apontado pelos autores KUMMER E GONÇALVES (2010) obteve-se cerca 589,1 kg por mês durante uma quantificação de 7 dias em diferentes pontos de coletas (hall de entrada (anfiteatro, secretaria e direção), corredor de acesso a salas de aula e biblioteca, complexo de salas de aula e biblioteca, bloco administrativo cantina. Avaliados que no Cefet no mês de junho obteve-se 20 dias letivos, calcula-se em torno de 130kg de resíduos por mês somente no interior do complexo de salas de aula.
Tabela 0 - Número de cursos, matrículas nos Cursos Técnicos
e Graduação por campus em 2017
[pic 1]
Fonte: CEFET (2017)[a]
Identificados que no CEFET MG - em Belo Horizonte, cujo foi realizado o projeto, contém cerca 3.685 alunos do ensino técnico 4.077 alunos de graduação no ano de 2017. Sem mensurar o número de servidores vigente nos campus em belo horizonte. Exposto ao hall central do campus o lixometro conseguiu atingir boa parte dos estudantes e servidores da instituição, sendo pelo hall, o local com maior índice de pessoas, por ser caminho para as portarias. O projeto conseguiu então, impactar grande maioria da comunidade universitária.
- Roda de Conversa
Na roda de conversa foram abordados as formas de descarte e tratamento de resíduos mais utilizados na atualidade(reciclgem,aterro sanitário,incineração e coprocessamento).A partir dessa explanação forma colocados os pontos negativos e positivos de cada tipo de tratamento , resultado em um incentivo para a reciclagem, de modo geral, além do aproveitamento energético , principalmente através do coprocessamento, dos resíduos descartados
- Tendo em vista os resíduos gerados, é possível notar uma união dos mesmos sem qualquer segregação. A segregação correta dos resíduos sólidos é de suma importância e é a principal vertente para que se ocorra a reciclagem de forma eficaz, RIBEIRO (2011) associa a reciclagem seguinte forma:
“A reciclagem é atualmente uma prática que vem se
desenvolvendo enormemente nos países do Primeiro
Mundo. Já nos países menos desenvolvidos é
realizada de maneira rudimentar, pouco racional e
desorganizada.”
Esta “organização” citada por RIBEIRO E LIMA (2011), se diz a respeito à questão da contaminação de resíduos recicláveis, que pode acarretar na descaracterização do mesmo, para outra categoria, como orgânico. Como exemplo cita-se o papel. Folhas de cadernos que em condições ideais e descartados de maneira correta, são passiveis de reciclagem. Porem este mesmo insumo quando desprezado de forma errônea, em contato com outros materiais, de origem não reciclável, torna-se inviável seu reaproveitamento. Este mesmo resultado é observado pelos autores SOUZA E SILVA (2017)
“Quanto ao resíduo reciclável, foi verificado que este era composto principalmente por plásticos e papéis. No entanto, uma parte do papel que poderia ser destinado para a reciclagem também estava misturada aos resíduos orgânicos e não recicláveis, portanto não foi possível separá-lo para esta finalidade. A maior parte dos resíduos recicláveis como garrafas e recipientes plásticos estavam sujos, com restos de alimentos, contudo, com a higienização destes pode-se utiliza-los na reciclagem “
Dessa forma para minimizar problemáticas com a descrita, faz-se necessário que todos sejam responsabilizados pelo gerenciamento dos resíduos, desde geradores a consumidores
...