A LOGÍSTICA REVERSA DAS LATAS DE ALUMÍNIO E SEUS EFEITOS AO MEIO AMBIENTE
Por: marcoso • 3/8/2017 • Trabalho acadêmico • 8.346 Palavras (34 Páginas) • 339 Visualizações
[pic 2]
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA:LOGISTICAREVERSA
A LOGÍSTICA REVERSA DAS LATAS DE ALUMÍNIO E SEUS EFEITOS AO MEIO AMBIENTE
Marcos oliveira da conceição
Leonardo gomes
Professor: Vitor Carrone
São Paulo-sp
2016
A presente monografia mostra a importância da realização, por parte das empresas, da prática do ciclo de retorno de produtos estragados, danificados ou após o término do seu uso, de volta às fábricas, com o intuito de se reaproveitá-los por meio da reciclagem, processo conhecido como logística reversa. Essa atividade é vista pelas empresas como de alto custo e sem retorno direto. O objetivo geral desse estudo foi avaliar a prática da logística reversa pelas empresas brasilienses e o conhecimento sobre o valor econômico e ecológico gerado por essa estratégia. Os objetivos específicos foram verificar os motivos pelos quais algumas empresas não realizam esse ciclo reverso, informar se as mesmas possuem conhecimento sobre a redução de custo que esse processo traz e quais os benefícios para as empresas que o fazem. Sua relevância é divulgar para as empresas a importância de se aderir ao processo de reciclagem, pois, por meio dela, ocorre preservação do meio ambiente e melhora da qualidade de vida da população, além de melhorar a renda econômica de famílias pobres que sobrevivem da coleta de latas vazias de alumínio. No capítulo
1 o assunto é introduzido de modo com que o leitor seja informado sobre o que é tratado neste trabalho. No capítulo 2, são englobados conceitos ligados à logística e à responsabilidade social, de acordo com autores pesquisados. No capítulo 3 descreve-se a metodologia utilizada no trabalho. No capítulo 4, os dados são analisados e discutidos a partir de gráficos, revelando que a maioria das empresas pesquisadas realizam o ciclo reverso das latas e conhecem a importância desse ciclo para a natureza. Enfim, no capítulo 5, são ressaltadas idéias sobre logística reversa e responsabilidade social, concluindo que não só as questões ambientais definem a adesão da logística reversa, mas também a vantagem competitiva, a diminuição dos custos e a lucratividade são condições determinantes para as empresas serem adeptas desse processo reverso.
Palavras-chave: Logística. Logística Reversa. Reciclagem
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 6
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ................................................................................... 8
2.1 A logística e suas conseqüências ......................................................................... 8
2.2 A logística reversa - conceitos e motivos.............................................................. 9
2.3 A relação entre logística reversa e o meio ambiente .......................................... 11
2.4 Responsabilidade social como estratégia organizacional................................... 13
2.5 A evolução do alumínio....................................................................................... 14
2.6 O processo de reciclagem de latas de alumínio e suas etapas .......................... 14
3 METODOLOGIA.................................................................................................... 20
4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS..................................... 22
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................. 27
REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 29
APÊNDICE A – TERMO DE CONSENTIMENTO .................................................... 31
APÊNDICE B – QUESTIONÁRIO ............................................................................ 32
1 INTRODUÇÃO
No século XXI, surgiu na sociedade o interesse em se reaproveitar produtos após o seu consumo, ou seja, reciclar aqueles materiais que podem voltar ao mercado em sua forma original ou em outra, como por exemplo, a lata de cerveja ou refrigerante.
Essa implementação, chamada logística empresarial tem demonstrado uma grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento para as empresas. Porém, grande parte dessas instituições ainda não aderiu à logística reversa, a qual envolve o retorno dos materiais aos fornecedores e sua reutilização após a reciclagem. Esse fluxo reverso é um complemento da logística direta e, assim como essa, traz benefícios às empresas, além de prevenir os danos ao meio ambiente.
Enquanto a logística tradicional trata do fluxo de saída de produtos das indústrias, em que o produto percorre o caminho fábrica-distribuidor-mercado- consumidor final, a logística reversa se preocupa com o ciclo inverso dos produtos, ou seja, o seu retorno para a indústria, seja de consumo, materiais, peças necessárias ao processo de produção da empresa, produtos vencidos ou danificados. Esse sistema é um tipo de estratégia de gerenciamento no qual diversas organizações vêm aderindo devido à preocupação com o meio ambiente (responsabilidade sócio-ambiental), além de vantagens competitivas no mercado que esta traz, como redução de custos, boa imagem da empresa repassada ao cliente, entre outros.
As ações sociais têm sido alvo de estratégia das organizações, o que engloba o processo de reciclagem dos bens, pois as cobranças da sociedade e do governo a fim de reduzir os impactos ambientais estão cada vez maiores. Assim, busca-se a harmonia entre esses fluxos, mantendo a integridade ambiental e gerando novas oportunidades de negócios.
No Brasil, segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE/RJ (2006), 2.361 empresas utilizam um processo de reciclagem, como, por exemplo, as que possuem as latas de alumínio como um de seus principais produtos. Essas indústrias são notáveis pelo seu grande investimento em matéria-prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartáveis.
...