Logística Reversa: a importância da redução dos impactos negativos dos descartes de resíduos da construção civil
Por: Jonathan WOSilva • 12/9/2019 • Monografia • 3.643 Palavras (15 Páginas) • 293 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA
ETEC- JOSÉ MARTIMIANO DA SILVA
CLASSE DESCENTRALIZADA - SERTÃOZINHO
Curso Técnico em Logística
ADEMIR FERREIRA DA SILVA
ANDERSON MATEUS DOS SANTOS
FILIPE CANALLI
JONATHAN WILLIAM O. DA SILVA
MARIO AUGUSTO DOS SANTOS
RAFAEL ANTONIO DA FONSECA
Orientadoras: Prof.ª. Erica Helena Moreira Silva
e Prof.ª Silvana Baraldi
Logística reversa: a importância da redução dos impactos negativos dos descartes de resíduos da construção civil.
RESUMO
O objetivo deste trabalho é apresentar e incentivar a discussão sobre o tema da Logística reversa e da importância em adotar procedimentos para a redução dos impactos negativos relacionado ao descarte irregular de resíduos da construção civil. Por meio de revisão bibliográfica, foram levantados os aspectos legais e diretrizes que regulam a prática da Gestão de Resíduos Sólidos nas esferas Federal, Estadual e Municipal, relativo à cidade de Sertãozinho – SP. Através do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Municipal, pôde-se observar os pontos delicados para que a legislação tenha efetividade.
Palavras-Chave: Logística Reversa, Construção Civil, Resíduos Sólidos.
SERTÃOZINHO - SP
Novembro / 2016
INTRODUÇÃO
Este trabalho faz uma abordagem da problemática que envolve o descarte de resíduos sólidos da construção civil bem como a redução do seu impacto no meio ambiente com a adoção de conceitos da logística reversa.
Através de pesquisa bibliográfica, a produção deste artigo científico nos convida a refletir sobre o principal tema do século XXI, que é a “sustentabilidade” com uma visão geral da logística na coleta de resíduos sólidos provenientes da construção civil, bem como a visão específica do tema, aplicado à cidade de Sertãozinho, SP, quanto aos impactos do descarte desses resíduos.
No primeiro capítulo iniciamos a abordagem do tema apresentando com a finalidade de entender a relevância da destinação adequada dos resíduos sólidos, em especial os produzidos pelo setor da construção civil. Procuramos compreender o contexto ambiental atual e os efeitos diretos e indiretos da degradação ambiental. Abordamos legislações vigentes e suas disposições em relação ao tema, nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal. Analisamos o posicionamento de órgãos governamentais quanto as diretrizes e implantação de politicas públicas para a melhoria do sistema de gerenciamento de resíduo no país. Obtivemos através do Sindicato da construção, através de sua série histórica, dados relativos à indústria abordada, bem como números inerentes ao descarte dos resíduos.
No desenvolvimento deste trabalho, procuramos aproximar nossa pesquisa bibliográfica à nossa realidade regional, e para tanto abordamos a legislação, planejamento, controle e melhorias futuras do Município de Sertãozinho em relação á política nacional de gerenciamento de resíduos sólidos.
Realizamos consultas de legislação específica para o descarte dos resíduos sólidos, e buscamos o enquadramento dos resíduos da construção civil no processo de descarte. De posse do Plano de Gerenciamento de Resíduos Municipal, pudemos compreender o nível de comprometimento com a questão ambiental e legislação vigente. Ao que compete a Logística Reversa, apontamos planos de ações e demonstramos os métodos recentes e mais comuns para reaproveitamento dos resíduos da construção civil.
Concluímos nossa pesquisa com as considerações sobre todos os aspectos abordados, e sugestões de melhorias para o aperfeiçoamento dos processos.
1 DESENVOLVIMENTO
1.1 PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL
Para iniciar o desenvolvimento da discussão do tema abordado, é necessário compreender o porquê necessitamos entender a relevância da destinação adequada dos resíduos sólidos, especialmente os provenientes da construção civil e seus impactos devido descarte inadequado.
De acordo com Neta e Souza (2016) A destinação dos resíduos sólidos é uma preocupação ambiental global, especialmente em centros urbanos. Quando tratados de modo inadequado, provocam efeitos diretos e indiretos na saúde da população, além de degradar o meio ambiente.
Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), em sua Resolução nº 5 (1993), art. 1º, I, os resíduos podem resultar de atividades da comunidade de origem doméstica, industrial, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
No Brasil existe norma específica que trata dos critérios para classificação dos resíduos de acordo com sua composição e características em duas classes: Classe 1, resíduos perigosos (que podem oferecer algum risco para o meio ambiente ou para o homem), Classe 2, para resíduos não perigosos. É a partir desta classificação que se determina a destinação adequada para cada tipo de resíduo.
Para os respectivos tipos de aterros, existem respectivas normas que regem os critérios de projeto, implantação e operação. Há também, normas específicas para incineração, reciclagem e outras formas de tratamento dos resíduos.
Apesar dos efeitos da atual crise econômica, a construção civil é um dos principais setores da indústria do país, empregando grande parte da população brasileira. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC, 2016) a participação da indústria da construção na população ocupada é crescente desde 2006, registrando em 2013, 8,59% da participação relativa da construção na população ocupada total, o que demonstra a importância de se levar em consideração os impactos e efeitos do setor nas questões ligadas ao meio ambiente, situação de grande importância na vida de todos nós.
A conscientização dos limites de espaço e de recursos naturais do nosso planeta vem aumento a cada ano, aprimorar a sustentabilidade dos processos em todos os setores é essencial para assegurar a manutenção e proteção dos recursos.
...