MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES DE ALVENARIA (NÃO ESTRTURAL) E MADEIRA
Por: Kelvin Adriano • 11/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.034 Palavras (5 Páginas) • 318 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
KELVIN ADRIANO PEREIRA PONTES
MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES DE ALVENARIA (NÃO ESTRTURAL) E MADEIRA
Santarém
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM
KELVIN ADRIANO PEREIRA PONTES
[pic 2]
Santarém
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. MANIFESTAÇÃO PATOLÓGICA EM EDIFICAÇÕES DE ALVENARIA (NÃO ESTRUTURAL)
2.1. FISSURAS
2.1.1. CAUSAS:
2.1.2. SOLUÇÕES:
3. MANIFESTAÇÃO PATOLÓGICA EM MADEIRA
3.1. DETERIOZAÇÃO DA MADEIRA POR AGENTES BIÓTICOS E ABIÓTICOS
3.1.1. CAUSAS:
3.1.2. SOLUÇÕES:
4. CONCLUSÃO
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
O homem vem adquirindo um conhecimento sobre a construção de edifícios desde o início da civilização, visando sempre atender suas necessidades e desejos.
Esse conhecimento pode-se incluir o de patologias em estruturas, onde quando algo sai errado precisamos encontrar a solução do problema, e como um remédio para uma doença. Esse conhecimento é de suma importância na área de engenharia civil.
MANIFESTAÇÃO PATOLÓGICA EM EDIFICAÇÕES DE ALVENARIA (NÃO ESTRUTURAL)
- FISSURAS
É uma patologia comum nas edificações que influenciam diretamente na estética do local, mas que também podem interferir na durabilidade e nas características estruturais da obra.
Imagem 01- Fissura presente na estrutura
[pic 3]
Fonte: autor
Este exemplo de fissura é muito comum em prédios e/ou residenciais, muitas das vezes o morador se preocupa por ter muitos desse tipo de patologia no local. Por ser uma situação bem comum quem a analisa não dar a devida atenção a esse problema, porém há casos em que essa patologia pode se tornar algo muito sério e assim mostrar que o verdadeiro causador pode não ter sido algo tão simples assim.
- CAUSAS:
Uma fissura desse tipo pode ter várias causas, para termos realmente uma noção do que possa ser é necessário ter experiência na área ou utilizar de equipamentos para ajudar encontrar o verdadeiro motivo. Entre as causas estão: um recalque de fundação, dilatação térmica, ou até mesmo um projeto de fundação mal elaborado ou problema na execução do mesmo.
- SOLUÇÕES:
Utiliza-se de produtos específicos para correção dessa patologia, sendo que em primeira instância estamos dispensando ser um problema estrutural sério. Primeiramente deve ser feita uma abertura na fissura, para após isso aplicar o selante acrílico, depois de secar é usado um impermeabilizante também acrílico e após uma segunda demão de impermeabilizante só que agora estruturado em uma tela de poliéster.
MANIFESTAÇÃO PATOLÓGICA EM MADEIRA
- DETERIOZAÇÃO DA MADEIRA POR AGENTES BIÓTICOS E ABIÓTICOS
Patologias encontradas na madeira são comuns, principalmente aquelas causadas por agentes bióticos. A madeira, por já ter sido um ser vivo, nunca deixa de ser um material orgânico que está sucinto á esses ataques. A deteriorização da madeira é um processo que altera negativamente suas propriedades.
A madeira também pode sofrer com os agentes abióticos (não vivos). Estes agentes são geralmente de atuação lenta, mas podem tornar-se importantes em locais específicos. As principais causas de origem dos agentes abióticos podem favorecer aos danos nas peças de madeira sã, pelas ações de agentes atmosféricos (radiação solar e chuva) e danos devido ao fogo. Além das causas propriamente destrutivas, os agentes abióticos também podem danificar o tratamento preservativo, expondo madeira não tratada a ataques de agentes bióticos.
...