MATERIAIS PARA RECUPERAÇÃO E REFORÇO ESTRUTURAL
Por: Abner Lessa • 20/12/2016 • Dissertação • 434 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA ESTRUTURAL
DISCIPLINA
MATERIAIS PARA RECUPERAÇÃO E REFORÇO ESTRUTURAL
Resumo da Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Mestrado em
Engenharia de Transportes do Instituto Militar de Engenharia
Aluno: Abner Pereira Lessa
Titulo da Dissertação: Reforço de pilares de concreto armado com folhas de resina e fibra de carbono para obra de infraestrutura de transporte
Autor: 1° TEN Rebeca Montenegro Dias de Carvalho Saraiva
Instituição: Instituto Militar de Engenharia
No Brasil, as estruturas de concreto armado, são as mais utilizadas, pois podem ser utilizadas como infraestrutura e supraestrutura, pelo o custo de material e mão de obra muitas das vezes em suas etapas construtivas, especializadas.
A estrutura em concreto armado bem executada, em conformidades com suas especificações de projeto e normas pertinentes ao assunto, possui seu tempo de vida útil longo, com grandes capacidades de carga.
Por erros de execução e também de projeto, falta de manutenções e até mudança de utilização da edificação originalmente projetada, o concreto armado sofre deformações, deteriorações e até pode atingi sua ruína.
Com isso surge à necessidade da execução de reforço estrutural, este pode ser realizados com elementos metálicos, o próprio concreto armado, aplicação de resina epóxi combinada com fibras de carbono, etc.
Atualmente nos serviços de reforço e recuperação estrutural, a utilização dos materiais compostos de resinas epóxi e fibra de carbono tem se propagado em grande escala, por serem materiais de fácil aplicação, mesmo demandando de uma mão de obra especializada, liberação de determinadas áreas de trabalho.
Para o estudo em questão a autora executou corpos de prova em concreto armado de seções circulares, quadradas e retangulares. A resistência à compressão do concreto de 30Mpa.
Após a cura dos corpos de prova, foi realizada a limpeza e o preparo dos mesmo para receber uma camada de resina de imprimação para garantir a perfeita ad erência da resina epóxi.
Como reforço estrutural foi utilizado resina epóxi bi componente e fibra de carbono, em uma e duas camadas.
Em ensaio de tração uniaxial realizado anteriormente, em corpo de prova com uma camada de compósito de resina e fibra de carbono de 15mm de largura e 250mm de comprimento, o resultado apresentado foi valores de módulos de elasticidade maiores que os especificados pelo fabricante.
...