MEDIDA DA PRODUTIVIDADE
Por: Josenias Leiliane • 12/3/2018 • Trabalho acadêmico • 2.847 Palavras (12 Páginas) • 181 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENGENHARIA industrial mecânica – ENGENHARIA DE MÉTODOS
Douglas da costa inacio - 242632017
ENGENHARIA DE MÉTODOS
MEDIDA DA PRODUTIVIDADE
...............................................................................................................................
Guarulhos
2017
Douglas da Costa Inacio
ENGENHARIA DE MÉTODOS
MEDIDA DA PRODUTIVIDADE
Trabalho apresentado ao Curso engenharia industrial mecânica da Faculdade ENIAC para a disciplina engenharia de métodos.
Prof. DOUGLAS MERLIN RODRIGUES DOS SANTOS
Guarulhos
2017
[pic 2]
Objetivo:
- Elabore um texto contendo uma síntese do capítulo 6 do livro “Gestão da Produção Industrial” (O seu texto deve contemplar os conceitos de produção que estão sendo explanados).
É natural do ser humano a tendência de melhoria continua; neste contexto tomamos como base a nossa evolução desde os tempos dos nossos ancestrais por meio da criação e aperfeiçoamento de ferramentas primitivas (martelo,faca etc). Talvez sem conhecimento nossos ancestrais já aplicavam o conceito de “produtividade”, a partir do momento no qual eles desenvolviam suas ferramentas de trabalho ficava evidente que seu trabalho ficava mais simples, fácil, dinâmico e com soma de todos esses fatores podemos dizer que acabava ficando mais produtivo também. Produtividade é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável.
Saindo dos nossos antepassados e trazendo para o mundo atual produtividade pode ser escrita de uma forma mais técnica, produtividade é relação definida entre input (recursos utilizados na produção) e output (produto obtido no final do processo), esse pequeno conceito nós trás a noção de produtividade. Devido a grande concorrência e a necessidade de produzir produtos com uma qualidade superior, empresas tem desenvolvido métodos para aperfeiçoar a sua produtividade e especialmente na melhoria do seu sistema produtivo. Um dos fatores-chave para uma melhor produtividade está diretamente ligado ao processo de gestão, pois, desenvolver novas ferramentas de gestão ajudam no desenvolvimento de novas formas de planejar e gerenciar e por consequência otimizando o trabalho em equipe.
Um ponto no que se diz à respeito da produtividade é a definição de pontos de medição para obtenção de indicadores de qualidade e produtividade, pois sem esses parâmetros fica extremamente difícil avaliar os pontos do seu processo. O planejamento precede as ações e devem prever as hipóteses mais prováveis de acontecimentos, atento em possibilitar a evolução dos projetos e com o objetivo de gerar o melhor resultado para a organização e a satisfação dos clientes e ferramentas qualitativas podem ser empregadas do tipo: PDCA (Planejar; Definir; Controlar; Avaliar) ou DEMAIC (Definir; Estudar; Medir; Analisar; Implantar e Controlar) onde tudo isso faz parte da metodologia KAISEN (processo de melhoria continua).
Quando falamos em produtividade devemos nos atentar a uma palavra muito importante desperdício; O desperdício é um dos principais vilões quando nós referimos a um sistema produtivo e garantir que essa taxa de desperdício seja cada vez menor é ter a certeza que seu processo está devidamente ordenado e possui uma eficiência memorável. Isso não significa que se sua empresa produz muito que ela seja realmente produtiva, o quanto é desperdiçado durante o processo de produção é levado em conta para avaliar a sua produtuividade efetiva; Para isso podemos começar conhecendo os 7 deperdícios que o sistema de produção Toyota nós ensina.
Outra ferramenta qualitativa que pode nós auxiliar nessa missão é o famoso 5’s de origem japonesa, quando bem aplicada essa ferramenta nós trás uma serie de vantagens ao nosso cotidiano produtivo entre eles: melhoria no sistema produtivo, organizado, enxuto, maior disponibilidade de opções, layout dinâmico e etc.
RESPOSTAS:
1.Situação Atual Produção 2000 biscoitos por mês. Recurso: Matéria prima utilizada = 20g p/unidade. Total= 40000g p/unidade. -15% de perca de M.P = 6000g se perde no mês.
Otimização A perca terá que ser de 10% = 6000g perca no mês = 90% de melhoria (Aproveitamento da M.P) = 5400g se perde no mês com a melhoria. Com a otimização deixa-se de perder 600g/ Mês.
2. 100 unidade por hora (Operação padrão) Operador do turno 1 produz 87 unidades por hora. 87/100= 0.87 ou 87% Sua produtividade alcançada é de 87%
3. 100 unidade por hora (Operação padrão) Operador do turno 2 produz 105 unidades por hora. 105/100=1.05 ou 105% Sua produtividade alcançada é de 105%
...