MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tese: MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cicinho2013 • 12/5/2014 • Tese • 7.612 Palavras (31 Páginas) • 390 Visualizações
MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1. CONTEXTO DO NEGÓCIO
As questões voltadas ao meio ambiental têm se tornado muito mais importante nos dias atuais. Os problemas ambientais ocorridos pela imprudência humana se agravaram nos últimos anos. São diversos exemplos onde a natureza se revolta contra as ameaças. Além dos fortes ventos, tsunamis, queimadas, variações na temperatura, as fortes chuvas e as consequentes enchentes são as mais comuns no Brasil. A quantidade de lixo acumulado das grandes cidades é um dos motivos pelos problemas sociais.
Grandes cidades, se preocupando com tais assuntos, decidiram abolir as sacolinhas plásticas que são hoje utilizadas como meio de depositar lixo e são descartadas de maneira excessiva. Devido a sua composição a sacolinha leva mais de 100 anos para se decompor e durante este tempo acaba por entupir tubulações e causar grandes enchentes.
É neste contexto que surge a oportunidade da montagem de uma fábrica de sacolas de papel.
A principal vantagem das sacolas de papel sobre as sacolas convencionais é a questão ambiental, quando descartado, o papel pode ser reciclado fomentando outro seguimento que também está em alta no mercado, isso tudo sem contar que alguns estados já estão proibindo o uso de sacos de plástico e já estabeleceram prazos para a troca desse material.
O negócio consiste na montagem de uma fábrica para a produção de sacolas ecológicas de papel. A empresa realizará a compra do papel de reflorestamento ou reciclado e confeccionará sacolas para suprir a demanda ocasionada pela aprovação da lei de proibição das sacolas plásticas. Para tal, contará como setores de administração e operação. Outra atividade desta empresa será a impressão de logomarcas e anúncios dos clientes. Este serviço será cobrado à parte. A força de vendas e as ações de marketing serão direcionadas aos supermercados em geral e outros seguimentos do comércio.
2. NECESSIDADES DE CONTROLE
Para a montagem da empresa existem alguns pontos que necessitam ser controlados para que o negócio obtenha sucesso. Com os avanços tecnológicos da sociedade cada vez mais se remete a sistemas para controle das ações da organização. Assim como as funções da organização o sistema também é direcionado de acordo com a pirâmide dos três níveis organizacionais.
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-estrategia-nos-niveis-estrategico-tatico-e-operacional/66615/
Controles de nível Operacional: São responsáveis pela execução, acompanhamento e registro das operações diárias das organizações. O controle operacional é destinado as tarefas mais específicas da organização, com dimensão de tempo de curto prazo. Deve avaliar e controlar o desempenho das tarefas e operações a cada momento, do dia-a-dia. O nível operacional se preocupa com o controle de tarefas e operações de forma isolada.
Controles de nível Tático: Conhecido também como gerencial, é tido como nível intermediário das empresas. O nível tático obtém dos dados da operação e inseridos no sistema, informações que permitam a tomada de decisões, o controle e monitoramento das atividades e consequentemente a gerência da organização. A dimensão de tempo é de médio prazo e se preocupa com unidade organizacional, cada conjunto de recursos de forma isolada, cada departamento. Este nível é responsável por desenvolver métodos de controle nas quatro fases:
Estabelecimento de padrões.
Avaliação de resultados.
Comparação dos resultados com os padrões.
Ação corretiva quando ocorrem desvios ou variâncias.
Controles de nível Estratégico: Também chamados de controles organizacionais, estão focados nos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo está no longo prazo. É difícil mensurar um controle específico pela diversidade de controles existentes: financeiros, contábeis, de produção, de qualidade, de inventários, de vendas, de pessoal, etc.
O controle estratégico possui duas finalidades principais:
Correção de falhas ou erros existentes
Prevenção de novas falhas ou erros
Na empresa Green Bag’s foram detectados as seguintes interfaces de controle:
Produção
Vendas
Compras
Logística
Financeiro
Gerência
3. PONTOS E FUNÇÕES DE CONTROLE
Diante das interfaces encontradas pode-se destacar os seguintes pontos e funções de controle:
Produção:
Controle de matéria prima
Controle de prazo
Controle das máquinas
Controle qualidade
Vendas:
Cadastro de clientes
Emissão de pedidos
Controle de vendas
CRM
Pós-vendas
Compras:
Cadastro de fornecedores
Controle de insumos
Cadastro de produtos
Controle de prazos
Logística:
Controle de estoques de matéria prima
Controle de estoques de produtos acabados
Cadastro de transportadoras
Financeiro:
Contas a pagar
Contas a receber
Faturamento
Folha de pagamento
Gerência:
Controle de custos
Controle de faturamento
Relatóriosgerenciais
...