MULTIFUNCIONALIDADE EM CAMINHÕES CAÇAMBA COM A INTEGRAÇÃO DE CONJUNTO HIDRÁULICO DE ESCAVADEIRA E MODIFICAÇÃO NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DO BASCULANTE
Por: Davi Robson Silva Estevão • 23/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 536 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
1º PRÊMIO UDESC-CCT DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
MULTIFUNCIONALIDADE EM CAMINHÕES CAÇAMBA COM A INTEGRAÇÃO DE CONJUNTO HIDRÁULICO DE ESCAVADEIRA E MODIFICAÇÃO NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DO BASCULANTE
Acadêmico: Davi Robson Silva Estevão
Orientadora: Dra. Carmeane Effting
Nome da equipe: Devastator
Curso: Engenharia Civil
JOINVILLE, 2011[pic 1]
5. DETALHAMENTO TÉCNICO
Para que o projeto seja construido fisicamente são necessários os seguintes equipamentos essenciais: 1) caminhão, 2) caçamba com abertura lateral (lado do passageiro) e que bascule lateralmente (lado do motorista) e 3) sistema hidráulico de escavadeira de esteira (giro de 360º).
5.1 CAMINHÃO
A maioria dos caminhões saem de fábrica apenas com a cabine e o chassi, conforme a figura 15:
Figura 15: Caminhão Mercedes-Benz 1718 com cabine e chassi.
Fonte. www.intelog.net.
Desta forma, caçambas, guindastes, guinchos, dentre outros são instalados posteriormente, conforme necessidade de cada comprador. Portanto, o projeto se dará em duas partes, um protótipo para a caçamba e outro protótipo para o sistema hidráulico de escavadeira exclusiva para caminhão.
Vale ressaltar que, existem inúmeros tipos de caminhões, por isso, para que o projeto tenha viabilidade técnica é necessário que o caminhão tenha um chassi com medidas mínimas aproximadas para a instalação de uma caçamba e um sistema hidráulico de escavadeira, pois um caminhão com medidas de chassi pequenas dificultariam a capacidade de carga de materiais, perdendo-se em custo-benefício. Tais medidas aproximadas serão descritas mais a adiante.
5.2 CAÇAMBA BASCULANTE DO CAMINHÃO
Através de pesquisas realizadas foi verificado um caminhão que ajudou na elaboração deste projeto, um caminhão caçamba 1113 Mercedes Benz (figura 16). Este possui uma melhoria para a necessidade do proprietário, que modificou o caminhão para atender duas finalidades:
1) Movimentação de materiais brutos, que são transportados pelo basculante, como por exemplo, saibro, areia, brita, entre outros;
2) Outros materiais, em sua maioria de decoração e acabamento. Portanto, na caçamba, a estrutura abre nas laterais, proporcionando a finalidade do caminhão carroceria.
[pic 2]
Figura 16 – Caminhão caçamba com abertura lateral
Fonte:www.olx.com.br
Tradicionalmente os caminhões caçamba basculam material na traseira. A proposta deste projeto é que a caçamba bascule lateralmente (figura 17), conforme ilustração a seguir:
[pic 3]
Figura 17: Caçamba basculante lateral.
Fonte: www.custojusto.pt.
Assim, basculando o material lateralmente, é possível instalar o conjunto hidráulico da escavadeira na traseira do caminhão, o que proporcionará uma melhor área de trabalho (360º). A primeira idéia era instalar o conjunto entre a cabine e a caçamba, porém, a área de trabalho seria comprometida, pois na sua área de giro estariam a cabine e a caçamba, e na traseira se tem uma grande área livre frontal para a escavadeira.
5.3 CONJUNTO HIDRÁULICO DE ESVADEIRA
Os conjuntos hidráulicos de retro-escavadeiras são removíveis, isto é, podem ser retirados da máquina, conforme a figura 18:
Figura 18: Retro-escavadeira sobre rodas e o conjunto hidráulico removível da escavadeira
Fonte: Google imagens, 2011.
Uma restrição deste conjunto anterior é o giro de 180º. Para que o conjunto supra e necessidade deste projeto ele deve girar 360º, para que seja possível o abastecimento da caçamba. O conjunto hidráulico da escavadeira deverá ter 4 articulações para atender este projeto, a articulação é o ponto onde a escavadeira se movimenta, ou seja, onde os cilindro hidráulicos atuam. Um sistema que satisfaz o conjunto de escavadeira para este projeto pode ser verificado na figura 19:
Figura 19: Escavadeira CAT do tipo esteira com giro de 360º
Fonte: www.cat.com.
Desta maneira, pode-se perceber que o projeto não terá grandes complicações na execução, visto que já existem possibilidades de se instalar um sistema hidráulico de escavadeira num caminhão.
As variáveis mais consideráveis são peso e dimensões. Em média, o espaço para instalação da caçamba no caminhão toco é de 5 a 6 metros de comprimento por 2 a 2,5 metros de largura. Previamente, um conjunto de escavadeira não ocupa mais do que 1 metro de comprimento. Como uma caçamba em média tem de 4 a 4,5 metros de comprimento sobra espaço para o conjunto hidráulico da escavadeira, de 1 a 2 metros. Dependendo do caminhão do qual serão instalados todos os equipamentos descritos, se torna necessário o alongamento do chassi do caminhão, isso mostra a facilidade na adequação do projeto a diferentes tipos de chassis de caminhões.
...