Manutenção preventiva
Seminário: Manutenção preventiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 96547 • 5/10/2014 • Seminário • 299 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
Atualmente as industrias de processos têm enfrentado problemas gerais, tais como: redução de custos, aumento do tempo de operação das máquinas e outros problemas diversos inerentes a qualquer unidade produtiva.
Com isso, a busca de técnicas que possibilitam solucionar esses problemas, tornou-se intensa. Uma destas alternativas é a programação de intervenções através do acompanhamento da qualidade de funcionamento das máquinas, conhecidas por Manutenção Preditiva ou Manutenção por Condição.
A manutenção Preditiva diferencia-se da corretiva pelo fato de que a intervenção no equipamento somente ocorrerá a partir do momento em que este apresentar os sinais de falha, enquanto que na manutenção corretiva faz-se quando o equipamento quebra, implicando aumento de custos de manutenção (horas de parada, mão-de-obra, falta de reposição, etc.).
A manutenção preventiva é baseada na vida média dos componentes, sendo caracterizada por intervenções programadas em intervalos fixos de tempo. Esse procedimento da manutenção apresenta disponibilidade da máquina bastante superior ao da manutenção corretiva. A principal desvantagem da manutenção preventiva vem do fato de se realizar paradas de equipamentos, às vezes desnecessárias, aumentando os custos de manutenção em função da troca de componentes ainda em condições de uso, e a introdução de eventuais defeitos nos equipamentos durante a manutenção.
A manutenção Preditiva se utiliza da análise de vibrações, termografia, ferrografia, análise de óleo, etc., para realizar uma avaliação segura das condições de funcionamento dos equipamentos, acompanhando da evolução de falhas detectas nas máquinas. Com isso, é possível fornecer previsões de quebra dos equipamentos, garantindo a operação sem riscos de quebra inesperados até a execução de uma parada planejada.
A análise de vibrações é a técnica utilizada na manutenção Preditiva para a avaliação de máquinas rotativas que apresenta um melhor custo/beneficio, em relação às demais técnicas, fornecendo dados que possibilitam prolongar a vida dos equipamentos, baseando-se nas informações obtidas durante a operação normal do mesmo.
...