Maquinas Elétricas Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Por: freireraf • 23/10/2021 • Relatório de pesquisa • 509 Palavras (3 Páginas) • 102 Visualizações
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA[pic 1]
Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica
MÁQUINAS ELÉTRICAS
2020/2021
Trabalho Prático 4
[pic 2]
Rafael Freire nº2019116458
Frederico Trindade nº 2015015232
[pic 3]
Introdução
A razão de transformação dos transformadores trifásicos, m, é a razão entre a tensão composta nominal no lado primário e a tensão composta no lado do secundário, em circuito aberto. Nos transformadores trifásicos a razão de transformação pode ser sensivelmente igual à razão dos números de espiras (como no caso monofásico) ou pode ser preciso multiplicar esta razão por um fator que depende das associações de fase usadas no primário e no secundário. O objetivo deste trabalho é a verificação das razões de transformação de um transformador trifásico, para as ligações Dy, Dz, Yz, Yy.
Os enrolamentos de cada um dos lados (primário e secundário) podem ser ligados em estrela ou triângulo. No caso de esses enrolamentos estarem subdivididos, é ainda possível ligá-los em ziguezague. A combinação de cada um destes tipos de ligações, dá origem a diferentes desfasamentos entre as tensões compostas homólogas do primário e secundário, bem como a diferentes combinações dos módulos dessas mesmas tensões, como visto anteriormente. O conhecimento destes módulos das tensões bem como o conhecimento do desfasamento entre eles são fatores cruciais quando se pretende por exemplo realizar o paralelo de dois transformadores trifásicos. É com o intuito de determinar esse parâmetro que se realiza a Segunda parte deste trabalho laboratorial. Pretende-se neste trabalho determinar os índices horários para vários tipos de ligações dos enrolamentos dos transformadores trifásicos.
I. Verificação das razões de transformação
[pic 4]
[pic 5]
Medição formas de onda e índice horário 1 - Dy
[pic 6]
Medição formas de onda e índice horário 2 – Dz
[pic 7]
Medição formas de onda e índice horário 3 - YNz
[pic 8]
Medição formas de onda e índice horário 4 – YNy
II. Índices horários
[pic 9]
III. Perguntas
[pic 10]
De maneira a simplificar as contas em P1, sendo sempre o primário igual a 230V, e o secundário igual a 460V, o dobro de 230V, com exceção da ligação Dy onde o primário é igual ao secundário, optamos por atribuir 1 a 230V e 2 a 460V pois 230V/230V=1/1 e 230V/460V=1/2.
...