Marketing Internacional
Ensaios: Marketing Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucaz81 • 21/9/2014 • 923 Palavras (4 Páginas) • 294 Visualizações
Marketing Internacional
Prof. Saad
1. Objetivo
Exportar as lojas conceito da marca Nativa SPA, de O Boticário, para a China. Proporcionando assim, a penetração da marca em um mercado com alto potencial consumidor em cosméticos, ávido por novidades, que aprecia experiências de experimentação e cresce cerca de 10% ao ano, com projeções otimistas para 20151.
1
2. Investimentos recentes em lojas conceito na China
As lojas conceito criam um espaço experimental que transmite o branding da marca, onde o consumidor e o público em geral podem conhecer e dar feedback direto sobre todas as linhas e produtos experimentais, projetados e produzidos por determinada empresa. A técnica já é praticada no mundo, há mais de 20 anos e tem sido uma ferramenta importante para a expansão das marcas e sua aproximação com o mercado consumidor2.
3. Lojas Conceito Nativa SPA – O Boticário
Nativa SPA é uma linha que traz elementos nativos dos cinco continentes para o ritual de beleza em casa – ou o spa em casa. É uma linha lúdica, sensorial, que trabalha com as cores, cheiros e texturas em cada produto para estimular os sentidos e proporcionar beleza, prazer e bem-estar. As lojas Nativa SPA foram pensadas para tornar a experiência de compra mais
prazerosa. Os consumidores podem vivenciar a marca experimentando os produtos, orientados por consultoras especializadas. Seguindo o conceito da linha de despertar novas sensações, o atendimento nas lojas segue um ritual especial, que inclui, além da experimentação dos produtos, massagens nas mãos e ombros, e avaliação capilar3.
4. Análise dos ambientes
4.1. Ambiente Econômico
Na China, os produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresentaram um desenvolvimento notável. Destacam-se os cosméticos Premium, que acumularam uma expansão de 145,7%, seguidos das fragrâncias (139,4%) e produtos para a pele 128,8%.
Ao se analisar os subsetores com maior potencial exportador brasileiro o desempenho é crescente, sendo eles: produtos para cabelo, cujo mercado chinês cresceu 50,7% entre 2003 e 2008, produtos para banho (38,3%), higiene oral (34,7%) e desodorantes (115,5%).
Em uma previsão de vendas entre 2008 e 2013 a maior expansão projetada é do subsetor de produtos infantis com 90,8%, seguido de produtos de higiene masculina (70,7%) e cosméticos Premium (65,5%).
4.2. Ambiente Social
O crescente rendimento dos chineses apresenta um grande potencial.
As vendas de cosméticos tiveram um boom na China,
principalmente a linha Premium. A nação tem grande preocupação com o clareamento da pele, com efeito, as vendas de produtos para pele tem a perspectiva de crescer para 11 bilhões em 2013, quando em 2003 era de USD 3 bilhões.
4.3. Ambiente Político-Legal
Em discurso a alguns dos líderes empresariais mais importantes do mundo, o líder Wen Jiabao afirmou que a China tem um "ambiente de mercado justo e estável" para investimento estrangeiro. Segundo ele, o país já conta com a presença de mais de 470 das 500 maiores multinacionais do planeta e esta aberto à novas negociações. Os empreendimentos com investimento estrangeiro conseguem boas operações na China e têm conseguido bons retornos. Para ter sucesso no mercado, as empresas devem superar problemas causados pelo tamanho do país e sua densidade populacional, problemas distributivos, normas governamentais e o domínio da empresa Procter & Gamble4.
4.4. Ambiente Tecnológico
Se comparada ao Japão e à Coreia, podemos dizer que a China ainda esta em processo de desenvolvimento tecnológico, mas encontra-se muito à frente de países como o Brasil, por exemplo.
4.5. Ambiente Natural
A China tem registrado altas taxas de crescimento, mas não se vê razão para exagerado otimismo quanto seu desenvolvimento no porvir. O
país ainda carrega
...