TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massa Específica dos Grãos

Por:   •  20/5/2018  •  Ensaio  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 4

Massa específica dos grãos

É um ensaio muito importante que serve para caracterizar o material preparado para os ensaios de determinação da massa específica dos grãos, segundo a norma NBR 6508/1984, é um ensaio necessário para obtermos a densidade real do material que foi executado.

Na norma NBR 6508/1984 está prescrito o método de determinação da massa específica dos grãos de solos que devem passar pela peneira de 4,8 mm (de acordo com a NBR5734), por meio do frasco picnômetro através da realização de pelo menos dois ensaios.

Existem três normas técnicas que são pertinentes para esse ensaio

NBR 6508 – Massa específica dos grãos, porém na aplicação desta norma é necessário consultar as normas NBR 5734 (Peneiras para ensaio) e a NBR 6457 (Preparação de amostras de solo para ensaio de compactação e ensaios de caracterização), que é um método ensaio.

Os materiais usados no ensaio são: Funil de vidro; Espátula; Picnômetro; Dispersor; Cápsulas de porcelana para Saturar o solo; Balança que permita pesar 1000g sensível a 0,1g.

Metodologia do ensaio

1- Pesamos o Picnômetro com água tendo o cuidado de enchê-lo bem na temperatura ambiente.

2- Pesamos 50 g do material (Amostra preparada).

3- Esvaziamos o picnômetro e colocamos dentro deste as 50 g de solo usando o auxílio de um funil.

4- Adicionamos água até a metade do picnômetro.

5- Tomamos o picnômetro com a pince e levamos ao fogareiro, usando um banho Maria para extrair todo o ar de dentro do aparelho.

6- Transcorrido este processo completa-se o picnômetro com água na temperatura de 26°, levando ao banho para que volte a temperatura ambiente, dando condição assim do material sedimentar no fundo do recipiente. O picnômetro é levado ao banho sem tampa para que não caia material ao ser tampado.

7- Coloca-se novamente o picnômetro após estar na temperatura ideal, enxugando bem levamos a balança para efetuar a pesagem. PIC + SOLO + ÁGUA.

Conclusão

Ao analisar os resultados obtidos, obtemos a massa específica dos grãos, e essa massa específica é importante para trabalhos que se utilizam volume, como na execução de aterro. E o tipo de solo que for introduzido no ensaio pode afetar o resultado final.

Consistência do solo

Para preparar as amostras utiliza-se a norma da NBR 6457, onde descreve a preparação de amostras para ensaios Limites de Plasticidade e Liquidez. Coleta-se uma certa quantidade de amostra de solo,e logo após, desmancha-se os torrões para haver uma homogenização.

Após essa coleta e a homogenização da amostra retirada do solo, faz-se o peneiramento na malha 0,42 mm de uma parte da amostra. A partir desse peneiramento retira-se 200 g do solo que passou pela malha para ser utilizada nos demais ensaios.

Ensaio de do Limite de Liquidez

Os materiais usados no ensaio são: Cápsula de porcelana; Estufa; Espátula; Cinzel com gabarito de 1 cm; Balança de precisão 0,01 g; Gabarito para verificação de altura de queda da concha; Aparelho de Casagrande.

Metodologia do ensaio

1- Para uma precisão maior do ensaio, é necessário que segure a concha do aparelho de Casagrande com a palma das mãos por baixo.

2- Transfere-se parte da amostra para concha moldando-a para que a parte central obtenha a espessura de 1cm.Essa espessura é medida através de um gabarito(no caso já contido no cinzel).

3- Com auxílio do cinzel faz-se uma ranhura na parte simétrica da amostra. Logo após encosta-se a concha sobre a plataforma de apoio.

4- Faz-se uma sequência uniforme de giros no apoio do aparelho. O processo mantém-se constante até que as duas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com