Matemática General Purpose
Seminário: Matemática General Purpose. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ROSILENE • 30/10/2013 • Seminário • 2.281 Palavras (10 Páginas) • 243 Visualizações
1.Introdução
Objetivo Geral da Matemática
O objetivo geral da matemática é habilitar o ser humano a aplicar métodos científicos e obter um modelo matemático para sua rotina diária, apresentado por formas de equação, multiplicação, adição, funções, subtração, porcentagem, gráficos, demanda, lucro, receita e outros conceitos que nos ajuda a formular um valor real as nossas necessidades, seja em casa ou no trabalho. A ciência matemática nos relaciona ao entendimento coerente e pensativo nas situações habituais, nos levando a veracidade dos fatos através de técnicas precisas, nos dando valores exatos.
Ao longo da História a matemática vem sendo aperfeiçoada e organizada em teorias, investigando novas situações e estabelecendo cada dia mais relações com nosso cotidiano. Ela é Considerada uma das ciências mais utilizada no nosso cotidiano, um simples olhar para o lado deparamos com a matemática, que está a todo instante presente, como nas operações básicas (adição, multiplicação, divisão, subtração), são usadas diversas vezes por dia sem nem mesmo percebemos. Atualmente a matemática é subdividida, pois se constatou que seria mais fácil seu aprendizado, sendo algumas dessas divisões a Aritmética, Álgebra (conjuntos, equações, funções...), Geometria, cálculos, sendo numéricas, algébricas, lineares, combinatória, estatística, financeira, plana espacial e analítica.
Conceitos e Funções
Equação do 1º grau
Definição: é uma sentença matemática aberta que se expressa uma igualdade, chamamos de equação de 1° grau na incógnita X a toda equação que pode ser escrita na forma a.x=b=0, onde o a é diferente de 0 (só matemática).
Equação de 2º grau
A equação quadrática é, um polinômio que pertence ao segundo grau, isto é, tem como termo de maior grau (valor do expoente mais alto) um termo de expoente 2. A definição "a diferente de zero" é o que caracteriza a equação de segundo grau, visto que, a incógnita x é diretamente multiplicada pelo coeficiente a, levando-nos a crer que se a fosse igual a zero, anularia-se o x² e assim, a equação passaria a ser linear, de primeiro grau.
Ex: Denomina-se equação do segundo grau, toda a equação do tipo ax²+bx+c, com coeficientes numéricos a.b e c com . (Wikipédia).
Exemplos:
Equação
a
b
c
x²+2x+1
1
2
1
5x-2x²-1
-2
5
-1
Regra de três simples
È um processo prático usado para descobrir um valor oculto, a partir de três, dividindo em pares e relacionado com os valores que têm a mesma grandeza e unidade. (Wikipédia).
EX:
Percurso (km) Tempo (h)
35km 3h
50km x
Regra de três composta
É uma forma de descobrir valores e grandezas a partir de outros valores já existentes, são utilizada para descobrir um único valor a partir de três, cinco ou mais valores já conhecidos, levando em conta que os valores referentes a uma mesma classe de objetivo devem estar na mesma unidade de medida. (Wikipédia).
EX:
Cama
Operários
Dias
10
50
5
10
X
2
Quadro final fica assim, depois de analisar as grandezas, pois a interpretação é super importante, se ela for errada o resultado também será errado.
Cama
Operários
Dias
10
50
5
↓
↓
↑
10
X
2
...