Materiais Betuminosos
Por: mirbe • 19/3/2016 • Trabalho acadêmico • 856 Palavras (4 Páginas) • 956 Visualizações
MATERIAIS BETUMINOSOS
CURITIBA
12 DE NOVEMBRO DE 2015
1-DEFINIÇÃO
Materiais betuminosos são materiais que derivam do betume , que por norma tem com significado mistura de hidrocarbonetos solido , líquido ou gasosa de origem natural solúvel ao bissulfeto de carbono .
2- CLASSIFICAÇÃO
Os materiais são classificados de acordo com a estrutura de suas moléculas . Temos então;
A- asfaltos
B-alcatrões
A-Asfaltos
São materiais constituídos basicamente de betume encontrados nas jazidas ao natural bem como também rochas asfalticas e asfaltos nativos. Também podem ser destilado do petróleo em industrias . Suas características são : São sólidos ou semi-sólidos na temperatura ambiente ; cor preta ou escura :; cheiro característico de óleo queimado ; fundem-se gradualmente sob ação do calor.
Rochas asfálticas
São de ocorrência natural de rochas sedimentares calcarias ou arenítica com 10 a 30% de asfalto. São em forma de folhetos asfalticos.
Asfaltos naturais ou nativos
São lagos de puro asfalto podendo ser líquido ou semilíquido permitindo a entrada de pás ou picaretas para sua retirada . Não são asfaltos puros podendo atingir 95% de pureza após ser refinado , sendo então chamado de cimento asfaltico.
De acordo com a norma o asfalto pode ser classificado de acordo com sua consistência . São identificados pelas siglas CAM ( cimento asfaltico Natural ) seguidos de um número que designa-se o grau de penetração em mm em 5s a 25 C:
CAN 30-40
CAN 40-50
CAN 50-60
CAN 60-70
CAN 70-85
CAN 85-100
CAN 100-120
CAN 120-150
CAN 150-200
ASFALTOS DE PETRÓLEO
E a maior fonte de asfalto sendo feito através de destilação , podendo ser feito de duas maneiras ; 1- sendo cru mais selecionado ; 2- sendo um subproduto residual para produtos leves.
Durante a fase líquida , na torre de destilação á 200 C , pode-se obter o asfalto oxidado ou soprado , fazendo-se passar uma corrente de ar.Sua consistência é sólida com menor sensibilidade á temperatura e baixa adesividade , maior resistência ao inteperismo.
São regularizados pela norma com as seguintes siglas: CAP ( Cimento asfaltico de Petróleo ) seguido de dois números que são o valor da penetração.
CAP 30-40
CAP 40-50
CAP 50-60
CAP 60-70
CAP 70-85
CAP 85-100
CAP 100-120
CAP 120-150
CAP 150-200
CAP 200-300
EMULSÕES ASFALTICAS E ASFALTOS DILUÍDO
Para ser utilizado o asfalto precisa de uma certa quantidade de calor para liquefaze-lo para que possa ser espalhado , mais com o asfalto tratado , a temperatura diminui facilitando aplicação . Esse tipo de asfalto chama-se asfalto diluído e emulsão asfaltica .
ASFALTOS DILUÍDO OU CUT-BACKS
São obtidos através da adição de solventes trazendo melhor forma de aplicação . Essa adição é feita como se fizéssemos a cura do concreto . ( ver tabela )
DILUENTE CUT-BACKS DESIGNAÇÃO
GASOLINA CURA - RÁPIDA ADR (ASFALTO DILUÍDO RÁPIDO)
QUEROSENE CURA MÉDIA ADM(ASFALTO DILUÍDO MÉDIO)
ÓLEO DISSER CURA LENTA ADL ( ASFALTO DILUÍDO LENTO)
EMULSÕES ASFALTICAS
Usa-se uma substancia emulcionante ( como o sabão) nos CAP , tendo um produto com 50 a 60% de asfalto e 1% de emulsionante e o restante de água . A retirada da água é dita de quebra , de acordo com o evaporamento executado (ver tabela)
emulsão tempo designação
de quebra rápida 40 min RS( Rapid Setting)
de quebra média 2 h MS( Medium Setting)
de quebra lenta 4h SS(slow Seting)
b- ALCATRÕES
São materiais obtidos da hulha , madeira ,trufa,linhita , graxas e tec. , sendo liquido oleoso que podem ser vertidos a temperatura ambiente . Diferem
...