Matérias De Engenharia
Artigo: Matérias De Engenharia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: k99t22 • 20/9/2013 • 856 Palavras (4 Páginas) • 288 Visualizações
Metais
Os materiais metálicos consistem normalmente em combinações de elementos metálicos. Eles possuem um grande número de elétrons não localiza dos; isto é esses elétrons não estão ligados a qualquer átomo em particular. Muitas das propriedades dos metais são atribuídas diretamente a esses elétrons. Os metais são condutores de eletricidade e calor extremamente bons, e não são transparentes a luz visível; uma superfície metálica polida possui uma aparência brilhosa. Além disso, os metais são muitos resistentes, ao mesmo tempo em que são deformáveis, o que é responsável pelo seu amplo uso em aplicações estruturais.
Estruturas Cristalinas dos Metais
A ligação atômica nesse grupo de materiais é metálica, e dessa forma sua natureza é não dimensional. Consequentemente não existem restrições em relação a quantidade e a posição dos átomos vizinhos mais próximo isso assim como o empacotamento compactos dos átomos na maioria das estruturas cristalinas dos metais. Além disso, no caso dos metais, ao se utilizar o modelo de esferas rígidas para representar as estruturas cristalinas, cada esfera representa um núcleo iônico.
A Estrutura Cristalina Cúbica de Faces Centradas
A estrutura cristalina encontrada em muitos metais possui uma célula unitária com geometria cúbica, com átomos localizados em cada um dos vértices e nos centros de todas as faces do cubo. Essa estrutura é chamada adequadamente de estrutura cristalinas são o cobre, o alumínio; a prata e o ouro.
A Estrutura Cristalina Cúbica de Corpo Centrado
Uma estrutura cristalina metálica comumente encontrada também possui uma célula unitária cúbica, com átomos localizados em todos os oitos vértices e em um único outro átomo localizado no centro do cubo. Essa estrutura é conhecida como estrutura cristalina cúbica de corpo centrado.
A Estrutura Cristalina Hexagonal Compacta
Nem todos os metais possuem células unitárias com simetria cúbica; a ultima estrutura cristalina comumente encontrada nos metais que será discutida aqui possui uma célula unitária com formato hexagonal.
As faces superior e inferior da célula unitária são compostas por seis átomos que formam hexágonos regulares e que e que se encontram ao redor de um único átomo central. Um outro plano que contribui com três átomos adicionais para células unitária sesta localizado em três planos superior e inferior.
Maleabilidade: Capacidade que os metais têm de produzir lâminas e chapas muito finas.
Ductibilidade: Se aplicarmos uma pressão adequada em regiões específicas na superfície de um metal, esse pode se transformar em fios e lâminas.
Condutibilidade: Os metais são excelentes condutores de corrente elétrica e de calor.
Os metais possuem a capacidade de conduzir calor e eletricidade de 10 a 100 vezes mais rápido do que outras substâncias. Exemplos: Os fios de transmissão elétrica são feitos de alumínio ou cobre, panelas que usamos para cozinhar alimentos são feitas de alumínio.
Brilho: Os elétrons livres localizados na superfície dos objetos de metal absorvem e irradiam a luz, por isso os objetos metálicos, quando polidos, apresentam um brilho característico.
Cerâmicas
As cerâmicas são compostos formados entre elementos metálicos e elementos não metálicos; na maioria das vezes, elas são compostas por óxido, nitretos e carbetos. A grande variedade de materiais que se
...