Mecânica Básica - SISTEMA de suspensão molas
Por: GabrielMouraL • 1/2/2016 • Projeto de pesquisa • 499 Palavras (2 Páginas) • 447 Visualizações
SISTEMA de suspensão
molas
são de aço absorve o impacto
Compreensão e expansão
amortecedor reduz as oscilações da mola
Barra estabilizadora auxilia na estabilidade do veiculo para não torcer o carro
SISTEMA DE FREIO
cilindro mestre aperta gera pressão nos tubos chega na pinça empurra o pistão e as pastilhas vão contra o disco
no tambor passa pela passa pela cilindro de rodas q empurrão as sapatas de freio que fixão as lonas no cubo de freio
Sistema De Direção
O conjunto pinhão e cremalheira estão instalados dentro da caixa de direção. o volante, acionado pelo condutor, é ligado à coluna de direção. Essa coluna de direção está ligada ao pinhão, que aciona a cremalheira por meio de seus "dentes". A cremalheira está ligada aos braços de direção, que acionam as rodas
Direção hidráulica axu. No movimento do pinhão
Sistema de transmissão mecânica
A relação de transmissão é um fator que determina a rotação e o torque de saída em um sistema de transmissão. O cálculo é feito da seguinte maneira:
relação de transmissão = número de dentes da engrenagem movida /número de dentes da engrenagem motora.
RT= NDMOV
NDMOT
As engrenagens de dentes retos são mais ruidosas e transmitem um pouco menos de força, por terem pouco contato entre os dentes de cada engranagem. Já as engrenagens de dentes helicoidais transmitem mais força, pois existe mais contato entre os dentes das engrenagens. Além disso, emitem menos ruído durante seu funcionamento. As engrenagens de dentes helicoidais são empregadas nas engrenagens de marchas, e a de dente reto é geralmente empregada na marcha a ré.
Componentes da transmissão
Árvore primária e secundária
Conjunto de engate (cuba, luva, garfo, engrenagens , anel sincronizador)
Engrenagem reversora
Conjunto de embreagem
Diferencial
A árvore primária (ou eixo primário) é um eixo que acopla as engrenagens e os conjuntos sincronizadores. Ela está ligada diretamente ao motor do veículo por meio da embreagem, que transmite o giro do motor para esse eixo. Essa ação transfere o torque do motor para o eixo primário, e, através da engrenagem selecionada, a árvore primária transmite o torque para a árvore secundária (eixo secundário), e, em seguida, para as rodas do veículo.
[pic 1]
Os anéis sincronizadores têm a finalidade de suavizar o engate de marchas. Para realizar essa ação, um anel sincronizador entra em atrito com um cone sincronizador, igualando as rotações entre engrenagens a serem engatadas. Os garfos de engate são peças que, através do comando mecânico, deslocam a luva de engate para um lado e para o outro, selecionando as marchas desejadas com suavidade.[pic 2]
O conjunto de embreagem é constituído basicamente por dois itens: o disco de embreagem e o platô. O conjunto tem a finalidade de "desligar" a caixa de câmbio do motor, podendo, assim, fazer as trocas de marcha e dar o atrito necessário para que o veículo se movimente. O platô, também conhecido como prensa, é acionado por um rolamento. Este rolamento impulsiona uma mola do tipo membrana, que faz o trabalho de pressionar ou liberar o disco de embreagem, em relação ao volante do motor.
...