Mecânica Materias e Dispenser
Por: ososcsaoca • 29/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 1.873 Palavras (8 Páginas) • 95 Visualizações
- Mecânica
1.1 Disco
O disco é feito de policarbonato que são polímeros de cadeia longa, formados por grupos funcionais unidos por grupos carbonato. São moldáveis quando aquecidos, sendo por isso chamados termoplásticos. Como tal, estes plásticos são muito usados atualmente na moderna manufatura industrial e no design. O tipo de policarbonato mais utilizado é baseado no bisfenol A. Por vezes o termo policarbonato é utilizado como sinônimo deste polímero particular (policarbonato de bisfenol A). Sua escolha foi devido ao preço e a estética do material. Foram fresados a partir de uma placa de aproximadamente 1,3 m (Altura) x 1,3m (Largura) x 3mm (Profundidade), desta placa foram feitos três discos iguais. A fresa foi feita em uma fábrica com uma CNC ROUTER, de modo que pudesse ter três tamanhos de copos.
Figura 1: Disco de policarbonato após a fresagem.
[pic 1]
Fonte: Autoria Própria.
Por ser um material levemente maleável, foi utilizado uma barra com rosca de aproximadamente 1m, dividida em três partes iguais. As barras foram inseridas em três furos nos discos, sempre deixando um intervalo entre cada um, e para ficar fixo foi colocado arruelas e porcas em cada nível. Sua função no processo é, primeiramente, rotacionar o copo que caiu do dispenser até a área de envase, quando este for concluído, rotacionará novamente descarregando o copo na esteira. O procedimento acontecerá sucessivamente transportando somente um copo por vez.
1.2 Dispenser de copos
O dispenser de copos pode ser interpretado como duas partes distintas, a primeira delas são os três tubos de canos PVC. O poli cloreto de polivinila, conhecido popularmente como PVC, é um plástico que não é integralmente composto por petróleo. Ele contém cerca de 57% de cloro, que é misturado com o etileno para formar o PVC. Foi escolhido este material devido as suas particularidades, dentre elas: ser atóxico, inerte, seguro, resistente à ação de fungos, bactérias, insetos, e impermeável a gases e líquidos. Possuem diâmetro de 10cm e 25cm de comprimento para os canos localizados nas extremidades e 20cm para o cano central. Servem de depósito dos copos médios, grandes e pequenos, nessa ordem. Em cada tubo PVC um Servo motor SG 90 está fixado, junto com uma engrenagem feita em MDF, que a partir do momento em que o servo girar, o dente da engrenagem vai pressionar a ponta do copo, consequentemente o mesmo vai se deslocando para baixo caindo diretamente no disco.
Figura 2: Dispenser de copos finalizado
[pic 2]
Fonte: Autoria Própria
A segunda parte do dispenser é uma caixa acrílica que envolve os três tubos PVC, e em sua extremidade um último cano PVC para direcionar os copos no disco, foi feita em forma de funil justamente para ajudar no momento de dispensar os copos. Na parte frontal uma espécie de porta acrílica com duas dobradiças fixadas, para que a trajetória dos copos seja sempre a mesma e proporcionar segurança ao funcionário(a). Para monitorar o processo foram instalados os sensores ultrassónicos na parte de cima colados em um pedaço de acrílico, com uma dobradiça também. E o sensor óptico na parte de baixo do dispenser.
1.3 Base
Figura 3: Base acrílica
[pic 3]
Fonte: Autoria Própria
A base são dois acrílicos colados, com uma parede de sustentação acrílica em volta, foi feito um furo na parte superior para poder passar a barra roscada do disco. O Acrílico ou poli metil-metacrilato (PMMA) usado na base, é um plástico de alta qualidade‚ muito utilizado como substituto ao vidro por ser mais fácil de moldar‚ ser mais leve‚ menos denso e por possuir maior resistência que o vidro‚ além disso tudo‚ ele é um material cem por cento reciclável‚ e que pode ser reciclado. Sua escolha foi devido a fácil procura, custo e por ser resistente. A base tem função de apoio dos demais componentes, como o disco, dispenser e bombonas. Em seu interior fica localizado todos os fios de componentes do projeto, relés da bomba/esteira, extensão de tomada elétrica etc. É onde o servo MG996 fica localizado acoplado com a engrenagem do disco.
1.4 Reservatório
Como reservatório foram utilizadas duas bombonas, também chamados de galões, A bombona tem a função de armazenar líquidos de diversas substâncias, tendo capacidade para 5 litros, é feita com Polietileno de Alta Densidade (PEAD), ou seja, é atóxica, sendo utilizada como protótipo no projeto para armazenar os líquidos. Como esse projeto é um protótipo, foi utilizado os galões devido ao seu baixo custo. O ideal seria utilizar um reservatório em aço inox. A manutenção de condições de higiene na indústria de alimentos é um requisito básico, exigido pelas normas regularizadoras de saúde. Uma das principais exigências é com relação aos materiais que entram em contato com o alimento e o aço inox mostra-se como o mais adequado. O aço inox pode ser usado em todas as fases de industrialização, como a preparação, o manuseio, a estocagem e o transporte. Para garantir as condições mais adequadas, a superfície do aço inox é perfeita: é lisa, impermeável, não apresenta fendas ou trincas, não é suscetível a arranhões e não retém qualquer tipo de matéria orgânica. O aço inox também é um material não tóxico e inerte, ou seja, não muda o odor e o saber de alimentos e bebidas, sendo também resistente à corrosão e não é absorvente.
...