Memorial de Lavra
Por: Plato • 7/4/2016 • Projeto de pesquisa • 3.694 Palavras (15 Páginas) • 1.559 Visualizações
- INTRODUÇÃO
1.1 Objetivo do Estudo
O presente Memorial Explicativo das Atividades de Produção Mineral tem como objetivo cumprir com a Portaria do Diretor Geral do DNPM nº 266 de 10 de julho de 2008 que reza em seu Artigo 4º §1º a apresentação do respectivo memorial com todas as informações necessárias para a caracterização da Lavra em suas condicionantes de produção e de controle ambiental.
1.2 Metodologia
A metodologia usada para elaborar o estudo é composta pelo levantamento de dados de campo com visita “in loco” do futuro empreendimento, com um devido estudo cartográfico e geográfico, os dados coletados são organizados e distribuídos através de serviço de escritório. O roteiro de apresentação do Memorial Explicativo das Atividades de Produção Mineral se desenvolve através da seguinte forma:
- Apresentação;
- Métodos de Produção Mineral;
- Métodos de Controle e Recuperação Ambiental;
- Conclusões e Anexos.
1.3 Informações Gerais
Requerente: Cerâmica São Geronimo Ltda- Me
CNPJ: 10.571.879/0001-85
Endereço: Rod. BR 373- Km 257- Linha Manduri- Prudentópolis – Paraná- CEP 84.400-000
Proprietário do solo: G. E. Socolovski & Cia LTDA.
1.4 Caracterização do Empreendimento
Sub-produtos: Não há
Área licenciada: 4,47 ha
Área ocupada: 4 ha (jazida)
Tipo de Lavra: A céu aberto
Minério explorado: Argila vermelha
Argila in natura/mês: 400 m³ (previsto)
Método utilizado para extração: Desmonte mecânico
Funcionários Previstos: 02 efetivos
Medidas de Segurança: Uso de E.P.I., Isolamento da área
Higiene do Trabalho: Áreas para limpeza das mãos e banho
Conformação topográfica: A área a ser explorada apresenta as seguintes características topográficas:
a) Original: A região é caracterizada por um relevo ondulado.
b) Atual: A área explorada é um alto topográfico.
c) Final: Ao final da exploração a área será destinada para o plantio de erva mate ou pinheiro.
Áreas de disposição: No início dos trabalhos de exploração da jazida, será realizado o decapeamento do local. O material retirado, composto de solo e matéria orgânica, será estocado no local denominado como “bota fora” e posteriormente utilizado na recomposição da área minerada.
Localização da Jazida:
[pic 1]
Figura 1: Mapa da localização da jazida. Fonte Google Maps.
2. MINERAÇÃO DE ARGILA
2.1 Conceituações
A mineração conta de duas fases: pesquisa e lavra. Tecnicamente, essas duas fases podem ser desdobradas da seguinte forma:
- Pesquisa = Prospecção e Exploração
- Lavra = Desenvolvimento e Lavra
Para melhor compreensão, conceituaremos cada uma delas.
2.1.1 Prospecção
São trabalhos mineiros objetivando encontrar a substância mineral útil. É, em suma, sua procura.
2.1.2 Exploração
Essa fase segue-se à prospecção, compreendendo o estudo da substância mineral encontrada, sob todos os aspectos, tais como: Características físicas, quantidade, posicionamento, avaliação, etc., enfim, tudo que for necessário para se concluir que o corpo mineral é economicamente aproveitável. Caso a conclusão seja positiva trata-se de uma jazida mineral.
2.1.3 Desenvolvimento
É a fase que antecede a lavra, onde são realizados trabalhos de decapeamento (remoção da parte estéril), abertura de vias de acesso, etc.
2.1.4 Lavra
É o conjunto de operações necessárias à extração industrial de substâncias minerais das jazidas.
2.2 Lavra de Argila
A lavra compreende os seguintes serviços mineiros que objetivam a extração mineral (Figura 2).
[pic 2]
[pic 3]
2.2.1 Desenvolvimento
Os serviços de desenvolvimento têm por finalidade, a preparação para a lavra e envolvem todos os serviços necessários para sua eficiência tais como: vias de acesso, de transporte, estabelecimento de locais para desmonte, depósitos, etc.
No caso estudado a lavra é executada na superfície do terreno sendo posteriormente lavra de encosta. As vias de acesso são simples estradas principais, construídas para possibilitar o acesso à jazida e o transporte da substância mineral.
Em seguida, antes do início da lavra, é feita a remoção do material estéril, denominado capeamento, sobrejacente ao material útil. Essa operação, denominada decapeamento, é executada geralmente com auxílio de uma retroescavadeira ou trator.
Na ocorrência de argila no local estudado, o capeamento é composto por terra vegetal e apresenta aproximadamente 40 centímetros de espessura. Esse material retirado deve ser armazenado em local apropriado do terreno para posterior utilização na recuperação ambiental da área minerada.
2.2.2 A Lavra
A lavra compreende as operações necessárias à extração mineral propriamente dita. Atinge os trabalhos de desmonte, carregamento, transporte, bem como as operações necessárias à segurança do serviço. No caso específico destes tipos de depósitos de argila, as próprias características do jazimento definem a obrigatoriedade do método a céu aberto. A forma horizontal dos depósitos, o capeamento de terra vegetal facilmente removível, a plasticidade e a localização da camada de argila próxima a superfície, proporcionam condições para o desmonte mecanizado. A jazida estudada, de um modo geral, apresenta espessuras em torno de 10 metros a 15 metros. A lavra é caracterizada por duas ou três bancadas, cortadas da parte inferior até a parte superior da camada de argila.
...