Mesa De Serra Circular - Ergonomia
Pesquisas Acadêmicas: Mesa De Serra Circular - Ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrinhozika • 26/3/2015 • 2.751 Palavras (12 Páginas) • 1.098 Visualizações
- ERGONOMIA
“Ergonomia (ou "fatores humanos") é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.”- Definição do site Wikipedia.
Através da definição de ergonomia obtida no site e dos conhecimentos repassados pelo professor na sala de aula, resumidamente conclui-se como ergonomia como o estudo feito sobre as interações entre os humanos e seu ambiente.
No meio do trabalho, o ergonomista é aquele que analisa quem está utilizando qual equipamento, os riscos desse manuseio e melhorias possíveis de modo a obter a maior segurança e rendimento possíveis.
- OBJETO DE ESTUDO
Dentro da proposta de trabalho feita pelo professor, estudaremos artefatos utilizados de preferencia no nosso meio de trabalho para então fazer uma análise de seus aspectos, riscos e meios que possam aumentar a segurança e o rendimento do profissional que o opera.
De acordo com a proposta, foi escolhido por mim o objeto “mesa com serra circular”, utilizado no meio da construção para o corte de formas de concretagem, suporta para pilares, corte de madeiras de apoio, entre diversos outras utilidades.
Utiliza disco de serra com diâmetro de 350 mm para cortes com altura até 90 mm.
Abaixo algumas imagens da serra (na primeira imagem, note o destaque para o protetor de serra) :
- ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA
O objeto de estudo é utilizado para serrar tábuas em geral no construção civil, sendo que essas tábuas são empurradas pelo operador, que fica geralmente de pé em frente à serra circular dentada, posição essa que pode causar desconforto e dores musculares além é claro dos riscos que o contato com a serra ou má utilização da mesma possa causar. Abaixo serão mostradas algumas situações na qual podem ocorrer riscos de utilização da serra:
-Retrocesso da madeira recorrente do mau estado da mesma ou problemas no disco dentado;
- Contato acidental com o disco;
- Contato com os dentes da serra com a parte inferior da bancada;
- Contato com transmissão de força;
- Falta de organização do local de trabalho;
- Choque elétrico;
- Defeitos de fabricação e/ou montagem;
- Incêndio.
Esses são alguns fatores que podem influenciar o aumento do numero de acidentes e de problemas oriundos da má postura, visto que os riscos da máquina não somente são causados pela serra em si, porém também na postura inadequada, montagem incorreta e incluindo até riscos de choques elétricos e incêndios, visto que a serra é alimentada por um motor que produz calor e exige energia elétrica para seu funcionamento.
De acordo com pesquisas feitas em revistas virtuais e em sites especializados no corte de madeira por serra, abaixo serão listados alguns fatores que podem melhorar a produtividade e diminuir os riscos para os operadores e demais trabalhadores envolvidos no corte e em atividades ao redor desse ambiente de trabalho:
- Acesso restrito somente a operadores capacitados;
- Instalação elétrica protegida, com aterro e disjuntor;
- Iluminação adequada para que se possa ter maior visibilidade da atividade;
- Natureza do material a ser posto na serra, pois alguns materiais podem ocasionar acidentes;
- Treinamento dos operadores para evitar má utilização;
- Utilizar empurradores, diminuindo o risco de contato com a serra;
- Suporte de apoio para peças de grande comprimento;
- Guia lateral na serra, para manter o corte alinhado e o operador protegido;
- Utilização do EPI adequado.
Acima foram citados apenas alguns fatores que já auxiliam muito para o sucesso ergonomico da utilização da serra. Ainda não foram listados ascpectos referentes ao porte do trabalhador e sua postura enquanto opera a maquina, porém esses aspctos ao meu ver são dificeis de serem implementados de alguma forma que recaia sobre mudanças na mesa de serra em si, mas devem ocorrer por parte de treinamento dos profissionais, de forma que eles obtenham informações de modo a utilizar a serra da melhor maneira possível e com cuidados sobre o seu corpo.
Na seguinte imagem pode-se ter uma visão melhor dos componentes de uma serra circular, bem como alguns aspectos que podem reduzir os riscos de utilização.
- CONSLUSÃO
Através do que vimos sobre ergnomia e sobre os aspectos listados no item referente a ergonomia da utilização da mesa com serra circular, podemos concluir que existem diversos fatores que podem melhorar a utilização da mesma, fatores já listados acima, como o uso de empurradores, guias para as tabuas de grande comprimento, utilização de EPI adequado e treinamento dos operadores.
Visto que já existem diversos fatores que facilitam e reduzem os riscos de utilização, acredito que melhorias possam ser encontradas, porém já estão disponíveis medidas suficientes para uma correta utilização da mesa com serra circular, faltando apenas na verdade o treinamento adequado dos utilizadores da mesma.
Abaixo a imagem mostra diversos fatores que podem ser revisados para a melhor utilização da serra, mostrando que já existem diversos cuidados de utilização da mesma. E em anexo, um texto de uma revista especializada no corte de madeiras “REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°76 - SETEMBRO DE 2003”.
Anexo 1 - Uso adequado de serra circular reduz acidentes
Os cuidados necessários para o manuseio de serra circular são indispensáveis para a redução de acidentes e maior ganho em produtividade. Com o objetivo de adequar estes fatores o Grupo Triparite de Segurança e Saúde do Trabalho no ramo Madeireiro e Mobiliário de Estado do Paraná – GTM/PR criou uma cartilha sobre serra circular,
...