Metodologia
Dissertações: Metodologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamiresfaveron • 22/3/2015 • 1.212 Palavras (5 Páginas) • 245 Visualizações
O PROJETO DE PESQUISA A realização das várias etapas de um trabalho monográfico pressupõe um certo amadurecimento que é fruto de uma experiência de vida intelectual, construída mediante a realização de estudos e através de participação em pesquisas. Portanto, ao se propor a realização de um trabalho monográfico, seja ele didático ou científico, é necessário se inserir antes num "universo familiar de problemas", para que se possa então determinar um tema, definir um problema especifico.
2. Em seguida, deve-se fazer o levantamento da bibliografia especializada, estabelecendo um diálogo com os autores que trataram do assunto; é preciso uma imersão num universo teórico e conceitual, onde se encontram necessariamente as coordenadas epistemológicas e antropológicas de toda discussão relevante e crítica que hoje qualquer área científica possa desenvolver. Espera-se, portanto, uma proposta provocadora de reflexão e de pesquisa, mediante um processo contínuo de problematização das temáticas, em interação permanente com as textos significativos de outros pensadores.
3. Uma vez que toda pesquisa tem um sentido político, a escolha e a delimitação de um tema de pesquisa pressupõem sua relevância não só acadêmica mas sobretudo social. Mas, de um ponto de vista prático e científico, embora logicamente implícito no próprio desenvolvimento do trabalho, o projeto deve ser explicitado da perspectiva técnica, levando-se em conta certas exigências acadêmicas postas pelas instituições para as quais são feitos os trabalhos.
4. 1 . Define e planeja para o próprio orientando o caminho a ser seguido no desenvolvimento do trabalho de pesquisa e reflexão, explicitando as etapas a serem alcançadas, os instrumentos e estratégias a serem usados, possibilitando ao pesquisador impor-se uma disciplina de trabalho não só na ordem dos procedimentos lógicos mas também em termos de organização do tempo, de seqüência de roteiros e cumprimentos de prazos.
5. 2 . Atende às exigências didáticas dos professores, tendo em vista a discussão dos projetos de pesquisa em seminários, submetendo sua proposta a apreciação dos colegas com os quais a discute. 3 . Permite aos orientadores acompanharem melhor o sentido geral do trabalho de pesquisa e seu desenvolvimento futuro, podendo discutir desde o início, com o orientando, suas possibilidades, perspectivas e eventuais desvios.
6. 4 . Subsidia a discussão e a avaliação pela banca examinadora das possibilidades do pós- graduando com vistas a elaboração de sua dissertação ou tese por ocasião do exame de qualificação. 5. É utilizado para solicitação de bolsa de estudos ou de financiamento junto a agências de apoio a pesquisa e a pós-graduação. 6. Serve de base para a coordenação de programas de pós-graduação decidir quanto a aceitação das matrículas de candidatos, sobretudo aos cursos de doutoramento.
7. Título do projeto Delimitação do tema e do problema Apresentação das hipóteses Explicitação do quadro teórico Indicação dos procedimentos metodológicos e técnicos Cronograma de desenvolvimento Referências bibliográficas básicas
8. Trata-se de indicar, mediante um título, o assunto do trabalho. É uma nomeação do tema da pesquisa. Pode-se distinguir entre título geral e um título técnico, este geralmente aparecendo como um subtítulo que especifica a temática abordada ao passo que a titulo geral indica mais genericamente ao teor do trabalho
9. É o momento de se caracterizar de maneira mais desdobrada o conteúdo da problemática que vai se pesquisar. Pode-se iniciar com a gênese do problema explicitando-se os motivos mais relevantes que levaram a abordagem do assunto. Em seguida, pode ser feita uma contraposição aos trabalhos que já versaram sobre o mesmo problema, mediante rápida referência a literatura relativa ao tema. Apresentar justificativas, sobretudo aquelas baseadas na relevância social e científica da pesquisa proposta. Expor os objetivos que o trabalho visa atingir relacionados com a contribuição que pretende trazer.
10. A tese propriamente dita, ou hipótese geral é a idéia central que o trabalho se propõe demonstrar. Toda monografia científica, de caráter dissertativo, tem sempre a forma lógica de demonstração de uma tese proposta hipoteticamente para solucionar um problema. Esta formulação de hipóteses leva em conta o quadro teórico em que se funda o raciocínio. É preciso não confundir hipótese com pressuposto, com evidência prévia. Hipótese é o que se pretende demonstrar e não o que já se tem demonstrado evidente, desde o ponto
11. Constitui o universo de princípios, categorias e conceitos,
...