Metodologias ágeis
Artigo: Metodologias ágeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: avengerbh • 8/4/2014 • 774 Palavras (4 Páginas) • 306 Visualizações
Metodologias Ágeis para Desenvolvimento de Software
Método ágil é um conjunto de de metodologia de desenvolvimento de software usando uma estrutura conceitual para reger projetos .
Surgiram como uma forma de tentar minimizar prejuízos e tentar diminuir o tempo de desenvolvimento de software.
Os princípios do desenvolvimento ágil valorizam
• Garantir a satisfação do consumidor entregando rapidamente e continuamente softwares funcionais;
• Softwares funcionais são entregues frequentemente (semanas, ao invés de meses);
• Softwares funcionais são a principal medida de progresso do projecto;
• Até mesmo mudanças tardias de escopo no projecto são bem-vindas.
• Cooperação constante entre pessoas que entendem do 'negócio' e desenvolvedores;
• Projetos surgem através de indivíduos motivados, entre os quais existe relação de confiança.
• Design do software deve prezar pela excelência técnica;
• Simplicidade;
• Rápida adaptação às mudanças;
• Indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas;
• Software funcional mais do que documentação extensa;
• Colaboração com clientes mais do que negociação de contratos;
• Responder a mudanças mais do que seguir um plano.
Metodologia XP(Exteme Programming/Programação Extrema).
É uma metodologia para equipes pequenas que vão desenvolver Software com requisitos não tão claros que terão constantes mudanças.
Tem 4 valores fundamentais:
1-Princípio da Comunicação - busca manter o melhor relacionamento possível entre clientes e desenvolvedores, preferindo conversas pessoais a outros meios de comunicação.
2- Princípio da Simplicidade - entende-se como simplicidade, a busca do objetivo de implementar o software com o menor número possível de classes e métodos. Outra idéia importante deste princípio é procurar implementar apenas requisitos atuais, evitando assim adicionar funcionalidades que podem ser importantes apenas no futuro. A aposta da XP é que é melhor fazer algo simples hoje do que implementar algo complicado hoje que talvez não venha a ser usado.
3- Princípio do Feedback - A prática do feedback constante significa que o desenvolvedor terá informações constantes do código e do cliente. A informação do código é dada pelos testes constantes, que indicam os erros tanto individuais quanto do software integrado.
4 – Princípio da Coragem - Sabe-se que não são todas as pessoas que possuem facilidade de comunicação e têm bom relacionamento interpessoal, este princípio também dá suporte à simplicidade, pois assim que a oportunidade de simplificar o software é percebida, a equipe pode experimentar e buscar novas soluções, além disso, é preciso coragem para obter e cobrar constantemente um feedback do cliente.
Metodologia Scrum
Os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto
...