Mini grua
Por: ALEXTAVARES33 • 16/3/2016 • Monografia • 1.198 Palavras (5 Páginas) • 1.005 Visualizações
APRESENTAÇÃO
Escopo: O escopo deste trabalho foi averiguar se existe algum equipamento para a facilidade de movimentação de cargas nas pequenas obras de construção. Com o objetivo geral, buscou-se desenvolver um equipamento denominado grua, com capacidade de até 300 Kg, com movimentos verticais, e rotacionais para pequenas construções.
Intuito: O intuito foi investigar as características de um produto que pudesse facilitar o movimento de cargas, na execução de uma obra.
Pesquisa: Colocados os objetivos específicos em prática, empregou a metodologia pesquisa exploratória qualitativa embasada em referências bibliográficas e em pesquisa de campo, por meio de visitas em obras na cidade de Anápolis-GO. Empregou-se a técnica de questionários, para a investigação sobre quais os fatores e os níveis de dificuldade de cada indivíduo para desenvolver a sua tarefa, o tempo decorrido para a realização desta tarefa e o quanto seria otimizado o tempo caso essa mesma tarefa fosse automatizada.
Ao analisar as possibilidades para que o equipamento possa atender os parâmetros de qualidade estabelecidos em normas regulamentadoras, pode-se considerar o objetivo alcançado, demonstrando que o equipamento construído a preço de baixo custo, pode favorecer o trabalho do operador e operário. Do ponto de vista das condições profissionais, o equipamento possibilita otimizar o tempo, melhorar o trabalho dos colaboradores e do ponto de vista ergonômico evitar lesões desnecessárias na operação, garantindo, assim, a integridade física dos colaboradores.
Palavras chaves: construções, grua e ergonomia.
INTRODUÇÃO
Apresentação da grua: A grua ou guindaste é uma máquina que pode ser usado para mover materiais verticalmente e rotacionalmente. Usa-se para criar vantagem mecânica a fim de mover cargas além da potencialidade normal de um ser humano.
Curiosidade: A grua é provavelmente uma invenção grega ou romana da qual não existem registros anteriores ao século I a.C. Os grandes monumentos de pedra anteriores a essa época tais como as pirâmides do Egito, foram edificados sem auxílio de nenhum mecanismo de suspensão conhecido. Acredita-se que a sistemática de elevação de blocos de pedras tenha sido por meio de sistema de polias (roda presa a um eixo, e cuja circunferência, cavada ou não de um canal, recebe uma correia da qual uma das extremidades é aplicada à força e a outra à resistência-carga a ser elevada).
História da grua: O conhecimento que podemos obter sobre guindastes em registros históricos é de escritos do arquiteto romano Vitrúvio e de Héron de Alexandria.
Limitações: No entanto, essa estrutura apresentava sérias limitações. Apesar de a carga poder ser levantada verticalmente, o ângulo em que ela podia girar, sem haver o desequilíbrio do guindaste, era muito restrito. Além disso, só poderia ser erguida até a altura das estacas. Outro problema era a imobilidade do equipamento, tornando ser necessário desmontá-lo a cada etapa da construção.
Desenvolvimento de novas gruas: Os construtores conseguiram superar a maioria desses problemas, menos o problema da força humana utilizada para fazer funcionar o molinete que permaneceu insubstituível até o advento das máquinas a vapor.
Funcionamento de uma Grua: O funcionamento de uma grua ou guindaste depende de uma relação matemática entre a força utilizável no cabo de aço e o ângulo em que se encontra o material a ser erguido e força oposta que é obtida por um contrapeso possibilitando o equilíbrio estático.
Final: Esses maravilhosos equipamentos foram, são e continuarão sendo um dos principais responsáveis pelas grandes construções da humanidade.
Problemas: Atualmente existe alguns processos que causam um efeito paliativo, como por exemplo, uma corda com um gancho preso em sua extremidade passada por uma polia onde é tracionada por força humana; contudo seu funcionamento é muito limitado pois depende da quantidade de peso que o ser humano consegue suportar e o seu movimento é apenas vertical; com isso idealizou-se um dispositivo no qual possibilita não só um movimento vertical como também rotacional conseguindo fazer uma rotação de 360º.
Justificativa: Através dos anos, a automação foi ganhando espaço onde máquinas e processos foram evoluindo de uma forma gradativa, consequentemente a possibilidade de otimizar tempo nos sistemas de produção e serviços se tornou indispensáveis.
Podemos indicar como um grande exemplo a GRUA, que é um equipamento utilizado para otimizar o transporte e movimentação de cargas, consequentemente diminuir o trabalho, bem como os custos de produção e rendimento de produção.
A escolha deste equipamento em nosso trabalho partiu da importância da sua função e os benefícios que representa nos processos em que é utilizada. Sua fabricação integra conceitos e técnicas utilizadas ao decorrer do nosso Curso de Engenharia como elementos de maquinas, processos de fabricação mecânica, instalações de máquinas elétricas, metrologia, conceitos de máquinas de elevações.
...