Modelo de memorial descritivo de obra
Por: cledj • 28/10/2016 • Resenha • 1.196 Palavras (5 Páginas) • 1.209 Visualizações
Rio Branco - AC
MEMORIAL DESCRITIVO
DE OBRA CIVIL
OBRA: | EXECUÇÃO DE RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR EM ALVENARIA |
PROPRIETÁRIO: | RONILDO FERREIRA DE LIMA |
| |
LOCAL: | Avenida Mário Maia, s/n – Defesa civil. |
Rio Branco - AC |
ÁREA TOTAL DO TERRENO: 250,00 m²
ÁREA A DEMOLIR: 0,00 m²
ÁREA TOTAL A CONSTRUIR: 159,50 m²
A – DESCRIÇÃO DO PROJETO
O presente projeto consiste na execução de uma residência unifamiliar em alvenaria de padrão médio, com as dimensões de 10,68 m de frente por 15,36 m de comprimento, estando tal construção recuada do meio-fio em 2,64 m e do muro lateral esquerdo em 1,50 m. O Terreno onde se executará a construção mede 10,00 m de frente por 25,00 m de comprimento e se situa na Avenida Mário Maia, s/n – Defesa Civil, na Cidade de Rio Branco – Acre.
B – CONDIÇÕES DO LOCAL.
O local consiste em terreno plano, de solo argiloso com boa estabilidade.
C – MURO DE FECHAMENTO
Será executado em Alvenaria de tijolos cerâmicos com 15 cm de espessura e 3,00 m de altura. Disporá também de pilaretes de concreto armado nas dimensões de 15 cm x 20 cm x 4,00 m a cada 3,00 metros lineares.
D – MOVIMENTO DE TERRA
Será procedida uma raspagem superficial na área do terreno onde se constituíra a obra, visando limpar a área de possíveis entulhos, vegetação e camada de solo orgânico que posso comprometer a boa execução e a estabilidade posterior da obra.
Para a execução da alvenaria de embasamento deverá ser escavada uma vala com dimensões mínimas de 50 cm de largura e 50 cm de profundidade. Deverá ser feita então a regularização do fundo da vala com soquete ou malho de 30 Kg e então a alvenaria de embasamento.
Após conclusão da alvenaria de embasamento, deverá ser feito reaterro manual da vala com reaproveitamento do material escavado.
Após execução da alvenaria de embasamento, e posterior viga baldrame, deverá ser feito aterro compactado com importação de material de boa qualidade, a fim de atingir o nível de cota do projeto para execução do contrapiso. O aterro deve ser feito em camadas de no máximo 25 cm e com controle de umidade de forma a alcançar grau máximo de compactação.
E – FUNDAÇÕES
Serão executadas brocas de Concreto Armado de secção circular com diâmetro mínimo de 20 cm, com Resistência Característica Mínima do Concreto de 15 Fck e barras de aço CA-50.
F – SUPERESTRUTURA
Acima de toda a Alvenaria de embasamento, deverá ser executada Viga baldrame nas dimensões mínimas de 20 cm de largura por 20 cm de altura, com Resistência Característica Mínima do Concreto de 15 Fck e barras de aço CA-50.
Os Pilares deverão ter a dimensão mínima de 15 cm de largura e 20 cm de comprimento e altura de 3,50 m. Deverão ser executados com Resistência Característica Mínima do Concreto de 15 Fck e barras de aço CA-50.
Apoiados sobre os pilares e recebendo as cargas provenientes da estrutura do telhado e da caixa d’água deverá existir uma viga superior cujas dimensões mínimas serão 20 cm de largura por 20 cm de altura, com Resistência Característica Mínima do Concreto de 15 Fck e barras de aço CA-50.
G – PAREDES E PAINEIS
Serão em alvenaria de blocos de cerâmica, com espessura de 15 cm incluindo emboço e reboco. Não deverão ser utilizadas como elementos estruturais, mas devem ser capazes de resistir a esforços solicitantes como armários, pias, balcões, entre outros normalmente utilizados em residências familiares.
H – ESQUADRIAS
As esquadrias deverão ser executadas em madeira regional maciça, de 1ª qualidade seca em estufa, sem nódoas, manchas, ou outros defeitos que possam comprometer a qualidade das esquadrias. Tais esquadrias devem ser niveladas, lixadas, receber aplicação de selador para madeira e posteriormente duas demãos de verniz para madeira com componentes antifúngicos. Também devem receber tal tratamento os caixilhos e demais componentes que se fizerem necessários para a adequada colocação e utilização destas esquadrias.
I – CERÂMICAS
As cerâmicas aplicadas nos pisos deverão ser assentadas sobre contra piso de concreto. As lajotas deverão ser limpas e mergulhadas em água antes de sua aplicação. Deverá ser aplicada argamassa colante na quantidade necessária e ser utilizada desempenadeira denteada de forma a criar cordões de argamassa na lajota antes de essa ser assentada. Após assentamento deverá ser utilizado martelo de borracha para garantir o perfeito nivelamento da lajota e o completo esmagamento dos cordões de argamassa colante. Deverão ser utilizadas peças de guia para espessura do rejunte. Após tempo de cura de no mínimo 24 horas deve ser aplicado o rejunte na cor escolhida utilizando espátula de plástico e esponja seca para limpeza dos excessos de rejunte. Após secagem de 24 horas pode-se efetuar limpeza com palha de aço para perfeito acabamento do serviço.
...