Motor Dc
Tese: Motor Dc. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bruno_Marcio • 29/9/2013 • Tese • 8.533 Palavras (35 Páginas) • 491 Visualizações
MOTOR DC
Projeto Integrador do curso de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecatrônica, módulo Fundamentos de Mecatrônica,
1˚ Semestre
Guarulhos
2013
FACULDADE ENIAC
Motor DC
RESUMO
O objetivo deste trabalho é fornecer uma visão geral sobre a teoria envolvida no projeto de máquinas elétricas e, depois de discutida essa base teórica genérica, será dada ênfase à máquina elétrica funcionando como um motor de corrente contínua (motor C). Serão descritas as suas partes constituintes, além de apresentadas as equações que descrevem o seu funcionamento. Será feita uma comparação entre os diferentes tipos de motores C, apresentados aspectos de diagnósticos de avarias e noções de manutenção. Ao fim do trabalho, serão colocados exemplos de cálculos de variáveis envolvidas nos motores C.
Palavras Chaves: motor de corrente contínua, princípio de funcionamento, vantagens e desvantagens, potência mecânica
SUMÁRIO
Pág.
LISTA DE FIGURAS 5
LISTA DE TABELAS 6
LISTA DE SÍMBOLOS 7
LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS 8
CAPÍTULO 1 9
INTRODUÇÃO 9
CAPÍTULO 2 11
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 11
CAPÍTULO 3 14
DESENVOLVIMENTO 14
CAPÍTULO 4 17
RESULTADOS 17
CAPÍTULO 5 18
CONCLUSÕES 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
APÊNDICE 20
LISTA DE FIGURAS
Figura 1.1 - Configuração de página em papel A4 9
Figura 1.2 - Formatação do corpo de texto 10
Figura 2.1 - Formatação de estilos - Titulos 1 11
Figura 2.2 - Formatação de estilo - Título 2 12
Figura 2.3- Formatação de estilo - Título 3 12
Figura 2.4 - Formatação de estilo - Título 4 13
Figura 2.5 - Formatação de estilo - Título 5 13
Figura 3.1 - (a) Capa, (b) Folha de rosto da apresentação do TCC 15
INTRODUÇÃO
As máquinas de corrente contínua podem ser utilizadas tanto como motor quanto como gerador. Porém, uma vez que as fontes retificadoras de potência podem gerar tensão contínua de maneira controlada a partir da rede alternada, pode-se considerar que, atualmente, a operação como gerador fica limitada aos instantes de frenagem e reversão de um motor. Atualmente, o desenvolvimento das técnicas de acionamentos de corrente alternada (CA) e a viabilidade econômica têm favorecido a substituição dos motores de corrente contínua (CC) pelos motores de indução acionados por inversores de freqüência. Apesar disso, devido às suas características e vantagens, que serão analisadas adiante, o motor CC ainda se mostra a melhor opção em inúmeras aplicações, tais como:
• Máquinas de Papel
• Bobinadeiras e desbobinadeiras
• Laminadores
• Máquinas de Impressão
• Extrusoras
• O objetivo deste texto é fornecer base sobre o motor de corrente contínua e seus principais aspectos.
Introdução às Máquinas Elétricas
Uma máquina elétrica é uma máquina capaz de converter energia mecânica em energia elétrica (gerador) ou energia elétrica em mecânica (motor). Quando se trata de um gerador, a rotação é suprida por uma fonte de energia mecânica como, por exemplo, uma queda d’água, para produzir o movimento relativo entre os condutores elétricos e o campo magnético e gerar, desse modo, uma tensão entre os terminais do condutor. No caso de motores, o funcionamento é inverso: energia elétrica é fornecida aos condutores e ao campo magnético (no caso de ele ser gerado por eletroímãs) para que surja a força magnética nos condutores, compondo um binário e causando a rotação (energia mecânica). Concluindo, sempre há movimento relativo entre condutor e campo magnético.
Portanto, há várias possibilidades de construção de máquina elétricas, que sempre são compostas por estator (parte estacionária) e rotor (parte que gira). Algumas dessas possibilidades são:
A máquina de corrente continua (C), que tem uma armadura rotativa e um campo estacionário.
A máquina síncrona (CA) com uma armadura rotativa e um campo estacionário.
A máquina síncrona (CA) com um campo rotativo e uma armadura fixa.
A máquina assíncrona (CA), que possui ambos, enrolamento da armadura estacionários e rotativos.
Este trabalho se fixará no estudo do primeiro caso e, ainda mais especificamente, no caso dos motores.
A Máquina C
Fig. 3-1
Fig. 3-2
A Fig. 3-1 mostra
...