Movimento Retilíneo Uniforme
Por: Caroline Martins • 3/7/2016 • Relatório de pesquisa • 426 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
4 CONCLUSÃO
Neste experimento observamos o movimento descrito por um móvel em trajetória retilínea através de medidas de tempo ou sob a ação de uma força resultante constante, feitos com materiais anteriormente citados. Em suma, foi possível perceber que através deste experimento, o MRU- Movimento Retilíneo Uniforme possui uma velocidade constante, desta forma a velocidade não varia no descolamento do corpo. Quando um corpo mantém velocidade constante, ele executa um movimento uniforme, ou seja, o corpo percorre distâncias iguais em tempos iguais. Os diferentes resultados nas medições foram obtidos por influências externas que modificam a velocidade padrão do experimento, ocorrendo pequenas variações nas medições.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após adquirirmos as medidas da experiência, e repetirmos por quatro vezes o experimento, calculamos a média de todos os resultados obtidos e descobrir qual o Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.)
As medições (tabela 1) indicam os valores do tempo e suas respectivas posições, comprovando o MRU.
Tabela1. Posição X Tempo.
(colocar tabela1)
Apesar de comprovar o MRU, podemos perceber a variação na média do tempo, no desvio padrão e na incerteza (Tabela 2), devido às interferências que podem ter sido causadas pelo meio externo, no trilho de ar, ou no cronômetro. Além destas, temos a incertezas dos equipamentos usados durante o experimento, como o da trena (±0,005) e do cronômetro (±0,0001).
Tabela 2. Valor da média, desvio padrão e incerteza.
(Colocar tabela 2)
Através do experimento, calculamos a velocidade do carrinho, sabendo que a mesma é constante, a velocidade média (vm) será igual a velocidade(v) durante o percurso. Sendo assim usamos distância pelo tempo (Vm= ) para achar os devidos valores, vistos na tabela 3. [pic 1]
Tabela 3. Velocidade por posição.
(Colocar tabela 3)
Ao analisar os valores obtidos pela velocidade, en
Com os resultados obtidos através das medições realizadas com o trilho de ar, percebemos que a proporcionalidade nos valores obtidos demonstra uma velocidade constante em toda sua extensão No movimento retilíneo uniforme a velocidade é constante, ou ja, não se altera no decorrer do tempo e o objeto percorre espaços iguais em intervalos de tempos iguais. Como a velocidade é constante, a velocidade média (vm) coincide com a velocidade(v) durante o percurso. Como podemos ver na tabela 3 e 4. (coloca a imagem).
CALCADA, CAIO SERGIO - Autor, Física clássica.
Gualter & Newton & Helou, Tópicos de Física
...