NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
Projeto de pesquisa: NEGOCIAÇÕES SALARIAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bassobr • 2/6/2013 • Projeto de pesquisa • 1.987 Palavras (8 Páginas) • 238 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP
UNIDADE CAMPINAS 3
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
BRUNO RAFAEL BASSO RA 1299476770
GIULIA BEATRIZ MIGUEL RA 6951485024
VALQUIRIA AP. S. SILVA RA 6951489857
ALEX ZAMPERRO BEZERRA
TUTOR À DISTÂNCIA
CAMPINAS
2013
ÍNDICE
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS.........................pág. 03
DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO.........................................................pág. 05
CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO.....................................................................................pág. 06
Introdução..............................................................................................................pág. 06
Conceito.................................................................................................................pág. 07
O Processo de negociação sob uma visão sistêmica..................................pág. 07
Variáveis básicas de um processo de negociação......................................pág. 08
A importância da comunicação.................................................................pág. 09
Considerações Finais.............................................................................................pág. 10
Referências Bibliográficas.....................................................................................pág. 11
AS HABILIDADES DE UM NEGOCIADOR.................................................................pág. 12
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
Como toda negociação, a hora de pedir aumento de salário é um momento muito delicado e tenso para os negociadores.
É importante que o colaborador esteja preparado e tenha coletado informações e preparado argumentos consistentes e que demonstrem o seu valor para a empresa e os resultados alcançados.
Ser sincero sobre seus planos dentro da empresa, desenvolvimento, crescimento profissional e importância do aumento de seu salário para sua vida profissional, podem ajudar o empregador a entender os motivos de sua solicitação e mostrar comprometimento com os objetivos da empresa.
Comparações, desvalorização do trabalho dos outros ou supervalorização das suas funções, ataques à empresa e meias verdades podem ser vistos como ações antiéticas e fazer com que o empregador perca a confiança nos seus argumentos.
Conhecer o W (Weltanschauungen) do seu oponente, no caso o empregador, e o controle da variável tempo, vão auxiliar na conquista de bons resultados na negociação salarial. Agendar sua reunião para momentos em que o empregador está solucionando problemas da organização, onde ele está sobre pressão, pode fazer com que ele não dê abertura para a negociação, e você tenha uma recusa imediata.
Deixe para marcar uma reunião em momentos de estabilidade nos negócios ou para momentos de aumento de volume de trabalho, onde você poderar mostrar sua importância para que a empresa alcance bons resultados e lucro.
Mostre sua importância, mas nunca declare-se indispensável. Isso pode fazer com que o empregador veja uma falha no processo da empresa e procure formas de reconfigurar seu departamento, para que a empresa não seja tão dependente de uma única pessoa.
Apesar do salário ser uma questão pessoal, não podemos esquecer que a negociação deve ser conduzida de forma impessoal, sem por seus sentimentos a frente das ações.
O empregador está representando a empresa e suas ações são tomadas de acordo com a atual situação dos negócios e da visão que a empresa tem de você como colaborador. Ações negativas e pessoais podem desvalorizar o seu relacionamento profissional com seu superior, enquanto o conceito de negociação tende a fortalecer, valorizar e prolongar os relacionamentos.
O colaborador deve planejar alternativas caso a resposta do empregador seja negativa ou ele esteja relutante quanto a idéia do aumento.
Em caso de negativa, uma boa opção é questionar, ouvir e entender os motivos da negativa. Questione sobre a situação dos negócios, os planos da empresa para você e seu departamento, como você pode melhorar seus resultados e colaborar com a empresa. Dessa forma encarar com profissionalismo, assimilar as críticas, repensar nas ações como profissional e buscar novos caminhos para melhorar nosso desenpenho.
Se a resposta do colaborador não forem ao encontro às suas metas na empresa, como queda nos negocios, impossibilidade de aumento ou promoções, falta de interesse da empresa em investir no futuro dos colaboradores, ainda assim resta a opção de buscar novos desafios no mercado de trabalho.
DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO
“Negociação é o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão" - COHEN, 1980.
"Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes" – NIERENBERG, 1981
"Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta" - FISHER e URY, 1985.
"Negociação é um processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável
...