NESOSSILICATOS - GEOLOGIA
Por: Ylan Oliveira • 30/8/2017 • Trabalho acadêmico • 2.498 Palavras (10 Páginas) • 630 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
TEÓFILO OTONI – MINAS GERAIS
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA www.ufvjm.edu.br
LUCAS MOACIR ALVES RODRIGUES
MATHEUS CATA PRETA STOLZEMBURG
VICTOR RAMALHO LUSTOSA
YLAN DE OLIVEIRA SILVA
NESOSSILICATOS - GEOLOGIA
TEÓFILO OTONI – MG[pic 3]
2017
LUCAS MOACIR ALVES RODRIGUES
MATHEUS CATA PRETA STOLZEMBURG
VICTOR RAMALHO LUSTOSA
YLAN DE OLIVEIRA SILVA
NESOSSILICATOS - GEOLOGIA
Seminário apresentado como cumprimento da atividade avaliativa à Professora Franciny Xavier referente à disciplina de Geologia (CTT309) do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus Mucuri.
TEÓFILO OTONI – MG
2017 [pic 4]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4
2 PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DOS MINEIRAIS ........................................5
3 NESOSSILICATOS ..................................................................................................6
4 CONCLUSÃO ........................................................................................................12
5 REFERÊNCIAS ......................................................................................................13
[pic 5]
INTRODUÇÃO
São elementos ou compostos químicos com composição definida, cristalizados e formados naturalmente por meio de Processos geológicos inorgânicos, na Terra ou em Corpos extraterrestres.
Espécie mineral: quando um mineral se cristaliza em condições geológicas ideais, a sua organização Atômica interna se manifesta em uma forma Geométrica externa com o aparecimento de faces, formando um cristal. São utilizados somente quando apresentarem importância econômica.
Nas obras de engenharia os solos e as rochas constituem os elementos de fundações, túneis, galerias, etc.
A pedra britada, o saibro (forma natural); rochas para revestimento (beneficiadas) e o cimento (industrializada) também são utilizados como materiais de construção.
Na Engenharia, trabalha-se com uma grande variedade de tipos rochosos sendo que, cada um deles tem suas particularidades e devem ser conhecidas para se ter melhor conhecimento de suas características e ondem podem ser usadas a fim de se obter melhor rendimento e segurança.
PROPRIEDADES FÍSICOQUÍMICAS DOS MINERAIS
A forma, a clivagem e a absorção seletiva da luz, entre outras, são propriedades físicas dos minerais e refletem a estrutura interna regular. Dentre as propriedades dos minerais podem- se destacar:
- Densidade: é a relação entre o peso do mineral e o peso de um mesmo volume de água destilada a 4ºC. A densidade depende principalmente da composição química do mineral em questão.
- Dureza: é a resistência que a superfície lisa do mineral oferece ao risco feito com uma ponta aguda e reflete a força de ligação dos átomos, íons ou moléculas que formam a estrutura;
- Peso específico: é a relação do peso de um mineral quando comparado com o peso de igual volume de água;
- Cor: é originada pela presença de íons metálicos, fenómenos de transferência de carga e efeitos da radiação ionizante;
- Brilho: característica dos minerais quando são observados à luz;
- Cor do traço: cor de um mineral quando uma louça ou porcelana branca é riscada;
- Clivagem: é a forma como muitos minerais se quebram seguindo planos relacionados com a estrutura molecular interna, paralelos às possíveis faces do cristal que formariam;
- Fratura: refere- se à maneira pela qual um mineral se parte, exceto quando ela é controlada pelas propriedades de clivagem e partição;
- Hábito: é a forma em que um mineral é encontrado mais frequentemente na natureza.
NESOSSILICATOS
Silicatos
Os minerais pertencentes à classe dos silicatos constituem cerca de um terço de todos os minerais existentes na natureza. Os minerais silicatados, por si só, perfazem aproximadamente 75% da crosta terrestre, o que somados a cerca de 12% de sílica livre, sob a forma de quartzo e opala, nos dá uma ideia da importância do silício na constituição das rochas. Classificam-se de acordo com a estrutura do seu grupo aniônico silicato, dependendo da razão entre seus átomos de silício e oxigênio.
Nesossilicatos
Nos Nesossilicatos a estrutura cristalina é formada por tetraedros isolados de sílica, constituindo o ânion [SiO4]4-, cuja razão Si:O é igual 1:4. Neste tipo de estrutura nenhum íon de oxigênio, que rodeia o íon de Si, de um determinado tetraedro se liga a outro de tetraedro similar adjacente.
Diferentemente da estrutura de outros silicatos, nesta subclasse o alumínio nunca substitui o silício na constituição do tetraedro fundamental. Os principais cátions que entram na composição dos Nesossilicatos são: Mg+², Fe+², Ca+², subordinadamente Ni+², Co+² Cr+³ Mn+², Zn+², assim como Al+³, Fe+³ e em parte Mn+³, Cr+³, Pb+², Be+², Ti+4, Zr+4, Th+4 e Nb+5. Os álcalis. Na+¹ e K+¹ só aparecem em casos excepcionais.
...