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Nascimento do jogo

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Por:   •  12/12/2014  •  Tese  •  4.532 Palavras (19 Páginas)  •  343 Visualizações

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História[editar | editar código-fonte]

A história começou no outono europeu de 1995 quando três estudantes (os alemães Stephan Börzsönyi, Ulrich Schlott e Stephan Vogler), devido ao grande potencial da Internet que eles enxergaram. Os três tiveram a idéia de criar um RPG online. Contudo, eles desejavam que o jogo deles possuísse uma interface gráfica, diferentemente dos vários Multi-user dungeons baseados em texto da época.13 Guido Lübke começou como um jogador normal, e em 1999 se juntaria aos três como o quarto oficial executivo do jogo.14

O nascimento do jogo[editar | editar código-fonte]

A partir de 1996 começaram a surgir os primeiros planos concretos para o jogo. Foi escrita a programação básica para a rotina de manuseio de objetos, foi utilizado o editor MudEdit para o desenho dos níveis, itens, e avatares (personagens dos jogadores); e foi testado o protocolo TCP/IP para a comunicação entre os o servidor e o jogo. Em agosto do mesmo ano se havia um servidor rodando em Linux e um cliente do jogo rodando em Windows, e já era possível movimentar um personagem ao longo dos níveis.13 Grande parte dos gráficos usados nos cenários do jogo era similar ao do jogo Ultima VI.

O desenvolvimento do jogo no início se deu basicamente nas horas livres dos quatro criadores. A longo do outono europeu de 1996, Tibia foi ganhando novas funcionalidades: como nomes individuais aos personagens, a habilidade deles pegarem, moverem ou largarem itens, e a habilidade de conversarem uns com os outros.13

No natal de 1996, foi implementada no jogo a habilidade de se usar itens, e a funcionalidade de gerenciamento de contas dos usuários. Também foi criada a primeira versão do site do Tibia.15 Para os criadores de Tibia, estava assim tudo pronto para o lançamento do jogo, o qual ocorreu em 7 de janeiro de 1997. O servidor do Tibia se localizava, nessa época, na Universidade de Ratisbona, e o nome da primeira versão foi Alpha 1.0.13

Os primórdios[editar | editar código-fonte]

Versão 1.x[editar | editar código-fonte]

Inicialmente apenas poucos usuários vieram ao jogo porque os únicos anúncios para ele eram algumas entradas em motores de busca. O primeiro jogador, chamado Albe, veio em 10 de julho de 1997, o qual foi recebido com entusiasmo pelos criadores no jogo.13

Ao longo dos próximos meses o desenvolvimento de Tibia continuou, o jogo recebeu o seu primeiro NPC (Sam, presente no jogo até hoje na cidade de Thais), os seus primeiros monstros (trolls, spiders e cyclops; também ainda presentes no jogo) e papeis dentro do jogo nos quais podia se escrever mensagens permanentes. Além disso foi introduzida graficamente a terceira dimensão no jogo. Devido a todas essas novas funcionalidades, a versão do jogo foi atualizada para Alpha 2.0 em 3 de junho de 1997.13

Versão 2.x[editar | editar código-fonte]

Nas férias de verão de 1997 dos criadores, Tibia fez mais avanços: eventos dependentes do tempo, a habilidade de se agrupar alguns dos itens iguais entre si, um sistema de pesca, um mapa automático na tela, habilidade de se movimentar em todas as três dimensões, a introdução de períodos de dia e de noite (um dia completo durava uma hora, o que permanece até hoje).13

Nessa época, o mapa do jogo, que era de 160 por 160 quadrados, foi substituído por um de 512 por 512. Esse novo mapa continha as primeiras construções da cidade de Thais: o templo, a taverna de Frodo (outro NPC), a loja de equipamentos do NPC Gom, e a loja de armamentos do NPC Sam. Também foram adicionadas várias cavernas com tipos novos de monstros. Tais mudanças fizeram com que a versão do jogo fosse atualizada para Alpha 3.0 em 28 de outubro de 1997.13

Versão 3.x[editar | editar código-fonte]

Nesse ponto, o número de jogadores ao redor do mundo se juntando ao jogo crescia, sendo a maior parte deles da Alemanha. Com isso, também começaram a surgir os primeiros fã sites de Tibia; o primeiro deles foi conhecido como Yorin's Tibia Homepage (lançado em 2 de julho de 1998).13

Enquanto isso, os criadores desenvolveram mais funcionalidades para Tibia: um sistema de magias, foram introduzidas as vocações dos personagens e as suas respectivas habilidades de lutas (pontos de skill), foi implementado o sistema de correios no jogo (o assim chamado Royal Tibian Mail, com o qual os jogadores agora poderiam enviar cartas e itens entre si), e o sistema de depot (depósito em Português, no qual os jogadores poderiam então guardar os seus itens extras em um local seguro).13

Nessa altura, Tibia, ao ver de seus criadores, havia já amadurecido bastante. Então decidiram mudar a fase de desenvolvimento do jogo de alpha para beta, surgiu assim a versão 4.0 Beta.13

O crescimento do jogo[editar | editar código-fonte]

Versão 4.x[editar | editar código-fonte]

As atualizações foram recebidas com satisfação pelos jogadores. As pessoas passaram a ficar mais tempo online no jogo, e assim sempre havia alguém dentro do jogo todo o tempo. O servidor se tornou insuficiente para toda essa atividade, então os criadores compraram um servidor na Universidade de Passau (Alemanha), o qual começou a rodar o jogo em 2 de julho de 1998.13

Com o rápido crescimento do jogo, o seu código fonte foi tornando-se ineficiente e instável, e era bem difícil adicionar novas funcionalidades sem acabar adicionando junto novos defeitos. Então os criadores decidiram reescrever completamente o código do servidor, o que levou quase um ano. Em 18 de junho de 1999, com o novo servidor, foi lançada a versão 5.0 Beta do jogo.13

Versão 5.x[editar | editar código-fonte]

Diversas melhorias foram adicionadas ao jogo com o auxílio dos jogadores, entre elas: um mapa ainda maior (1024 por 1024 quadrados), o desenho de novas áreas, o desenho de novos itens, escrita de histórias sobre o mundo de Tibia. Também foi conferido a alguns jogadores de confiança cargo de gamemasters, para ajudarem a manter a ordem dentro do jogo.13

O número médio de jogadores era cerca de 50 no verão europeu de 1999, e cresceu para cerca de 150 na mesma época do ano de 2000; o que fez de Tibia, na época, o maior RPG online na Alemanha.13

Ao longo do ano de 2000 foram feitas diversas mudanças nas regras do jogo.13 Também foi introduzida Rookgaard, uma ilha onde os novatos poderiam aprender o básico do jogo antes de irem ao continente principal

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