Neurociência
Tese: Neurociência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nandaig • 24/9/2014 • Tese • 458 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
Neurociencia aplicada a sistemas da informação
A partir do ano 2000, a ciência começou a estudar o cérebro com o intuito de descobrir como ele funciona.
Cada informação que armazenamos, vira uma proteína dentro do cérebro e hoje já é possível saber em que proteína exata está armazenada como exemplo, a palavra “azul”.
Nosso cérebro funciona de forma similar a um computador, antes da informação virar proteína, ela fica armazenada em uma memória temporária(memória de curto prazo) , e quando dormimos é feita uma espécie de backup das informações e são armazenadas na memória de longo prazo. O sono é muito importante para a nossa memória, é ele quem desliga o cérebro dos sentidos e processa, revisa e armazena a informação. O cérebro só armazena o que é relevante, por isso se não prestamos atenção a uma aula por exemplo, na hora da prova, vamos achar que deu branco, quando na realidade, a informação não está lá mesmo.
Cada área é responsável por uma atividade, o lobo pré-frontal é responsável pelos sentimentos morais. O palestrante citou um caso dos Estados Unidos, pai de família que começa repentinamente a ter acessos libidinosos, inclusive com crianças. Foi descoberto um tumor em seu cérebro na área que controla a moral, e removido o tumor, o pai de família perdeu a obsessão por sexo e o vício da pedofília. Um tempo depois da cirurgia, o paciente notou uma recaída e em novos exames foi constatado que o tumor havia retornado, e com nova cirurgia, a sua vida pode voltar ao normal novamente.
O lado esquerdo na parte frontal é responsável pelo raciocino lógico. Descobriu-se também que o cérebro não nasce pronto ele vai se formando durante a vida do ser humano e criando cada área, e se uma criança é bastante estimulada durante a infância, as conexões entre os neurônios são criadas e isso refletirá na capacidade cerebral. Após 14 anos o cérebro já não tem mais a capacidade de criar está área.
Nosso cérebro não tem a capacidade de realizar um calculo de divisão, ele divide em partes e aciona várias conexões para chegar no resultado. Se o cérebro não for não for estimulado para criar essas conexões entre os neurônios, a capacidade de chegar no resultado estará comprometida.
Durante a infância (ate 10 anos) a imagem de um objeto é associada com o som. O cerebro humano não tem a capacidade de gravar o rosto de ninguém ele armazena partes divididas em seções. Já é sabido que o cerebro também rejeita figuras assimétricas.
Já é possível também capturar sinais cerebrais e traduzi-los em comandos, o que permite que as pessoas controlem, pelo pensamento, aparelhos como computadores, robôs e ambiente de realidade virtual. É o sistema utilizado com as novas próteses.
...