Normas da ISO
Por: rosineidemendes • 2/4/2015 • Relatório de pesquisa • 3.016 Palavras (13 Páginas) • 1.020 Visualizações
WEB 2
NORMALIZAÇÃO AMBIENTAL E BALANÇO SOCIAL
Resumo
Apresenta informações acerca das normas ISO relacionadas à regulamentação ambiental. Traz informações sobre os padrões de divulgação das informações ambientais segundo a International Organization for Standardization - ISO sob normas números: 14021; 14024; e 14025. Destaca a importância da divulgação das políticas sócio ambientais no sentido de interferir positivamente em relação à imagem da organização perante a comunidade na qual ela atua exercendo sua atividade econômica.
Apresentação
Olá, dando continuidade à nossa discussão sobre a Contabilidade Social e Ambiental vamos apresentar na sequência desta Web Aula informações importantes em relação às normas que regem a atividade empresarial no sentido sócio ambiental. Vocês verão que a International Organization for Standardization - ISO sob normas números: 14021; 14024; e 14025 procura orientar as atividades das empresas no sentido de implantarem e padronizarem suas políticas sócio ambientais.
Nessa mesma oportunidade veremos a importância da divulgação das políticas sócio ambientais por parte das empresas por meio da elaboração de um Plano de Negócios Social e também pela publicação do Balanço Social.
Normalização ambiental
A International Organization for Standardization - ISO procura no mesmo sentido da busca da normalização e padronização para os processos convencionais definir padrões no sentido de ajudar os fabricantes e os representantes dos consumidores a executarem e assegurarem que as práticas ambientais exercidas e percebidas são confiáveis.
Para você conhecer o programa das Nações Unidas para o meio ambiente - PNUMA, acesse o portal do Instituto Brasil Pnuma em:
Os padrões ISO 14020 fornecem às empresas um conjunto que é globalmente reconhecido garantindo a credibilidade necessária de que suas práticas ambientais estão de acordo com padrões internacionais.
A série ISO 14020 inclui três tipos de certificação.
ISO 14021 que lida com as exigências ambientais feitas pela própria empresa em produtos e suas embalagens o que inclui o uso de símbolos, de imagens ou logotipos. Ele também abrange a publicidade e o comércio de autodeclarações ambientais e abrange as especificações ambientais feitas sobre os serviços. A norma exige que os créditos declarados devem ser verificados antes de serem divulgados e proíbe afirmações vagas, tais como "amigo do ambiente", "verde", ou "amigo da natureza". Os testes de um produto ou serviço envolvendo especificações ambientais tem de utilizar o que denominamos de "métodos de ensaio e aceites" sendo que as informações devem ser divulgadas a qualquer pessoa que a solicite.
Conforme ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas (2004):
Esta Norma especifica os requisitos para autodeclarações ambientais, incluindo textos, símbolos e gráficos, no que se refere aos produtos. Ela descreve, ainda, termos selecionados usados comumente em declarações ambientais e fornece qualificações para seu uso. Esta Norma também descreve uma metodologia de avaliação e verificação geral para autodeclarações ambientais e métodos específicos de avaliação e verificação para as declarações selecionadas nesta Norma.
Para você saber um pouco mais sobre o que vem a ser as autodeclarações ambientais, acesse o trabalho disponível em:
ISO 14024 estabelece requisitos para o funcionamento de um programa de ecolabeling que significa rotulagem ambiental. Estes programas de rotulagem ambiental devem ser voluntários e devem cumprir a legislação ambiental. Além disso, esses programas devem contemplar o ciclo de vida do produto em consideração. Isso inclui a extração de recursos, manufatura, distribuição, uso e descarte.
Conforme ABNT (2004):
Esta Norma estabelece os princípios e procedimentos para o desenvolvimento de programas de rotulagem ambiental do tipo l, incluindo a seleção de categorias de produtos, critérios ambientais dos produtos e características funcionais dos produtos, e para avaliar e demonstrar sua conformidade. Esta Norma também estabelece os procedimentos de certificação para a concessão do rótulo.
ISO 14025 que estabelece os procedimentos para a emissão de quantificações relacionadas a informações ambientais sobre os produtos. Estas declarações são baseadas em dados verificados de forma independente do ciclo de vida por meio de avaliação e análise. Por exemplo, uma declaração ambiental relacionada à mudança climática que descreve as emissões de gases em termos de CO2 entraria nesse padrão.
Por exemplo, conforme ABNT (2008):
Esta Norma prescreve o método para determinação da resistência de não-tecidos, com ou sem acabamentos repelentes, à penetração de água quando submetidos à pressão hidrostática.
Os impactos causados ao meio ambiente gerados pelo desenvolvimento econômico das nações de todo o mundo, principalmente pela atividade industrial atual representam um desafio e um grande problema para as autoridades responsáveis e as organizações ambientais.
___________________________________________________________
Na verdade sugere-se a consciência de que todos afetam de alguma forma a sustentabilidade do planeta a partir do desenvolvimento de seus mercados. A consciência sobre o desenvolvimento sustentável no contexto organizacional pode criar valor para os clientes, investidores e principalmente ao meio ambiente o que pode funcionar como uma boa justificativa de ações nesse sentido por parte das empresas.
De uma forma simplificada a atividade sustentável tem de satisfazer as necessidades dos clientes, porém ao mesmo tempo deve significar o cuidado com o meio ambiente gerando o desenvolvimento sustentável.
Nesse sentido o relatório Brundtland determinou:
O reexame das questões críticas envolvendo o meio ambiente e formulação de propostas inovadoras e de ações concretas e realistas para geri-los de forma positiva.
O fortalecimento da cooperação internacional sobre o meio ambiente e a avaliação e proposta de novas formas de cooperação que podem sair dos padrões e políticas existentes na direção da mudança necessária.
A elevação do nível de compreensão e de compromisso com a ação por parte de indivíduos, organizações, empresas, institutos e governos.
...