O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DOS COLABORADORES: UMA ESTRATÉGIA PARA A CONQUISTA DE MERCADO
Por: Debora Rocha • 2/6/2017 • Seminário • 622 Palavras (3 Páginas) • 499 Visualizações
[pic 1]
RESUMO
O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DOS COLABORADORES: UMA ESTRATÉGIA PARA A CONQUISTA DE MERCADO
Gestão de Produtividade
Débora Teixeira da Rocha, RA: 4701775.
Com o atual estado da economia brasileira, tem-se procurado métodos para aumentar a qualidade e produtividade. Uma ferramenta que pode aumentar a produtividade é a valorização do capital intelectual que é a valorização e reconhecimento de pessoas da organização por meio de recompensas.
Antigamente o homem era visto apenas como uma ferramenta e as empresas se preocupavam apenas com a produção, com o decorrer dos anos foram surgindo estudos que provavam que a motivação do funcionário estava relacionada a produtividade.
Quando o colaborador se sente valorizado busca soluções para problemas, reduz desperdício, e melhora seu desempenho na produção. Essa valorização varia de pessoa para pessoa, deve ser estudado e aplicado estrategicamente. O reconhecimento é feito por meio de recompensas dadas como premiações por seu trabalho na organização.
Como a valorização varia de pessoa para pessoa, há uma certa dificuldade em definir a recompensa e como será a motivação dessa pessoa, por isso existem alguns critérios para valorização do colaborador.
O primeiro é o mercado de trabalho como informante, as informações estão ligadas aos movimentos e acontecimentos do mercado, porém não há dados suficientes com esse método e acaba gerando sentimento de injustiça aos colaboradores.
Depois tem padrões internos de equidade, que são definidos pela organização, de modo que seja comum e justo a todos, de acordo com a contribuição de cada colaborador. O cargo é a principal referência para diferencia para diferenciar a compensação dos colaboradores.
Logo após, começou-se a avaliar pelas habilidades dos colaboradores no desempenho de suas tarefas, porém ainda gerava insatisfação para muitos colaboradores.
Então, passou-se a buscar melhores alternativas para o programa de recompensas, a melhor solução foi recompensar baseado na diferença de tempo entre tomada de decisão e a avaliação dos resultados da mesma. Foram desenvolvidas teorias e desenvolveram níveis de tempo de tomada de decisão, que vai desde nível 1 chão de fábrica até nível 7 que é o cargo mais alto da empresa.
Com esse novo método a intenção já não é mais recompensar pelo cargo e sim reconhecidos pelo nível de complexidade e dificuldade de suas atribuições e responsabilidades, acompanhando suas ações.
Desde o início da administração cientifica foram identificadas necessidades humanas, tais como: fisiológicas, segurança, sociais, autoestima e autorrealização. No quesito recompensa nem sempre o dinheiro fala mais alto, o dinheiro é considerado uma remuneração básica. Outros tipos de recompensas são premiações, participação nos lucros e até na parte acionária da empresa.
O feedback dos superiores também contribui para valorização do colaborador, bem como higiene do local de trabalho, um colaborador que trabalha em um ambiente limpo sente que a empresa se preocupa com seu bem-estar.
...