O Balanço de Massa
Por: jessicacassan • 17/6/2019 • Ensaio • 590 Palavras (3 Páginas) • 108 Visualizações
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE PIRACICABA[pic 1]
ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA
ENGENHARIA AMBIENTAL
MODELAGEM FÍSICA E MATEMÁTICA DE PROBLEMAS AMBIENTAIS
EXPERIMENTO: DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE SAIS EM UM RECIPIENTE
Prof º. Fernando de Lima Camargo
Grupo:
Julia Maria Pires RA: 201400137
Paula Leite de Campos Menegale RA: 201400115
Sérgio de Paula Alves RA:201301265
PIRACICABA
JUNHO/ 2018[pic 2]
- OBJETIVO
Analisar o processo de dissolução salina de um recipiente, cuja vazão é constante, relacionando o tempo (t) com a condutividade até que a mesma fique com a condutividade em equilíbrio. Comparando o resultado da vazão experimental com vazão do modelo matemático implícito par visualizar as diferenças nas curvas de cada método.
- INTRODUÇÃO TEÓRICA
Conservação de Energia
Um reservatório com nível constante (condição para regime permanente) descarrega água (supostamente um fluido incompressível). Por hipótese, o escoamento não tem perdas (fluido hipoteticamente não viscoso).
Nestas condições, pode-se aplicar a equação de Bernoulli (que resulta do princípio de conservação da quantidade de movimento linear) entre dois pontos da mesma linha de corrente, digamos, os pontos 1 e 2 na Figura abaixo:
Relação entre Q e (h-hf)
[pic 3][pic 4]
Como p1 e p2 são iguais à pressão atmosférica e V1 é igual à zero, resulta que a vazão de saída Q é proporcional à raiz quadrada da carga hidráulica.
- MATERIAIS UTILIZADOS
- Becker 1200 mL
- Becker 100 mL
- Condutivímetro
- 4,4963g de Cloreto de Sódio
- Balança semi-analítica
- Cronômetro
- Espátula
- Bastão de Vidro
- PROCEDIMENTOS
[pic 5][pic 6][pic 7]
Em um recipiente (Becker) de 1200 mL foi adicionado 4,4963g de Cloreto de Sódio (NaCl) e foi dissolvido na água com o auxilio de um bastão de vidro. Foi acertada vazão da torneira de água com o béquer de 100 mL e um cronometro, até que a mesma aproxima-se de 30 mL/s. Conseguiu-se acertar a vazão de entrada (torneira aberta) para 28,2131 mL/s, de modo em que a solução chegasse em situação de equilíbrio, mais próxima da condutividade inicial, medida com 86 mg/L. Anteriormente ao início de entrada de água no recipiente, foi adicionado um eletrodo com o objetivo de marcar a condutividade a cada 5 segundos passados.
...