O Balanço de Massa Sem Reação Química
Por: Milena8097 • 24/3/2021 • Projeto de pesquisa • 648 Palavras (3 Páginas) • 586 Visualizações
Balanço de massa sem reação Química
Durante o Balanço de massa sem reação Química diz-se que nenhuma massa pode ser criada, nem destruída, ou seja, ocorre lei de conservação. Observando a Equação 1 é possível entender ainda melhor. Para iniciar este entendimento é imprescindível não esquecer da Lei de conservação de massas de Lavoisier “A soma das massas dos reagentes é igual a soma das massas dos produtos de uma reação.”
∑massa entra= ∑massa sai Eq1
Na Figura 1, este processo de conservação das vazões demonstra exatamente como ocorre o uso da fórmula com representação numérica.
500 kg 500 kg[pic 1]
[pic 2][pic 3]
Esses processos são classificados em relação ao tempo ou ao modo operacional, sendo subdividos em: Contínuo, Semi-contínuo e Descontínuo (Batelada), com relação ao modo, já em relação ao tempo são permanente e transiente (não permanente). Durante o processo contínuo a alimentação e os produtos fluem continuamente durante todo processo, já no semi-contínuo a massa não é adicionada nem removida durante a operação, e no batelada massa não é adicionada nem removida enquanto dura a operação, o sistemas estacionário e transiente envolvem algumas condições como por exemplo temperatura, pressão vazão e quantidade de massa, se diferindo apenas em que durante o permanente essas condições são mantidas, já no não permanente ocorre o inverso.
O balanço de massa (também conhecido como balanço material) é um dos cálculos mais utilizados na engenharia química. Ele consisti basicamente em uma descrição de fluxos de massa de entrada e saída de um processo, cujo seu principio se baseia na lei de conservação de massa, sendo expresso pela seguinte:
[pic 4] |
Equação do balanço de massa com acúmulo |
Esses processos são
Quando o processo é continuo e opera em regime permanente (RP), isto é, não há alterações das variáveis de processo com o tempo, o acúmulo é zero e a equação resulta em:
[pic 5]
https://www.engquimicasantossp.com.br/2015/06/balanco-de-massa-balanco-material.html
Amônia
A Amônia em condições normais, temperatura e pressão ambiente, se apresenta como um gás leve, de densidade menor que o ar em 0,59, aproximadamente, de coloração incolor e possui odor forte. Seus pontos de fusão e ebulição são respectivamente -77,7 e -33,35. Em estado líquido é um dos solventes mais usados para estudos de reações químicas, sua disponibilização comercial é apresentada em solução aquosa de 15 mol L-1.
Quando a Amônia sofre combustão obtém-se o Óxido Nítrico, podendo representada pela Equação 2
4NH3+5O2 ⇒4NO+6H2O Eq.2
O Óxido Nítrico (NO) é bastante importante para a economia, principalmente quando se trata de suplementos alimentares, pois, eles atuam relaxando o músculo e aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial. Além disso, as células do sistema imunitário também produzem este composto, Óxido Nítrico, para combater bactérias, e possuem ainda funções neurotransmissoras das células nervosas. Com a dilatação dos vasos sanguíneos há uma aceleração na recuperação muscular, isso aumenta a velocidade do ganho de massa muscular, ganhando força e resistência. Dessa maneira, a maioria dos suplementos fabricados atualmente têm NO em sua composição.
...