O CAMPO MAGNÉTICO GERADO POR CORRENTE ELÉTRICA
Por: NATALIA05 • 20/11/2017 • Relatório de pesquisa • 521 Palavras (3 Páginas) • 621 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC
CAMPO MAGNÉTICO GERADO POR CORRENTE ELÉTRICA
FEIRA DE SANTANA
2017
Gilsimar Martins da Silva
José Claudio Macedo
Lucas Emanoel Santos Carneiro
Natália Silva de Oliveira
Uilma de Almeida Silva
CAMPO MAGNÉTICO GERADO POR CORRENTE ELÉTRICA
FEIRA DE SANTANA
2017
1 INTRODUÇÃO
A corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons livres em um condutor, quando entre as extremidades desse condutor houver um campo elétrico. Este mesmo campo estabelecido no fio gera uma diferença de potencial elétrico que desencadeará o movimento ordenado dos livres no condutor.
O fio metálico de cobre, há uma grande quantidade de elétrons livres em movimento desordenado, se houver um campo elétrico entre os extremos desse fio, a maioria dos elétrons livres tenderá a se deslocar em um único sentido, oposto ao do campo elétrico, formando assim, uma corrente elétrica.
No espaço que circunda o imã se estabelece um campo de magnetismo e que o fio de cobre sofre uma interação decorrente da ação entre esses campo, pilhas e imã, gerando o movimento em uma região de espaço onde exista campo magnético, havendo assim, uma interação que gera o funcionamento do motor elétrico.
2 MATERIAIS
- Pilha tamanho “D”;
- Imã (servem tanto o comum, escuro, quanto o super ímã, cromado)
- 2 alfinetes;
- Gominha elástica de escritório;
- Bexiga comum;
- Fio de cobre envernizado (costuma estar enrolado em bobinas de motores pequenos, como de um liquidificador);
3 OBJETIVO GERAL
- Compreender o processo de funcionamento de um motor elétrico;
3.1 Objetivo específico
- Analisar através do experimento o processo de eletrização;
- Distinguir as cargas existentes em cada material usado;
- Entender como funciona o campo elétrico e a corrente elétrica;
4 METODOLOGIA
Pega-se o fio de cobre e faz uma bobina, após dar um espaço de 5cm começa a enrolar na bateria por 10 voltas e separando novamente 5cm finais e corta-se o fio. Em seguida, retira-se da bateria e firma-o com a sobra de cada ponta deixando uma pequena extremidade de 2cm de cada lado para encaixe no alfinete. Após finalizado, retirar o verniz das pontas do fio, fazendo com que a energia possa correr com facilidade entre os fios. Próximo passo, fazer a base para sustentação do fio, com a bexiga cortada em formato de argola com 2cm de largura, em seguida, coloca em volta da pilha e prende suas laterais com as gominhas de escritório, após firma-lo coloca os alfinetes um no polo positivo e outro no polo negativo e grudar o imã no centro da bateria. Depois, encaixar as pontas da bobina nas extremidades dos alfinetes e ocasionar o impulso na bobina.
...