O CONCRETO AUTO ADENSÁVEL
Por: Evyllen Barbosa • 8/11/2018 • Seminário • 787 Palavras (4 Páginas) • 258 Visualizações
TRABALHO
CURSO ENGENHARIA CIVIL
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
CONCRETO AUTO ADENSÁVEL
Evyllen Barbosa, Murilo Pereira, Pedro Henrique Canedo, Vinicius Silva e Winter
6° Período Noturno, Engenharia Civil
FAI-Faculdade de Iporá
Izadora Parreira
Iporá – 2018
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO3
2. CARACTERÍSTICAS 4
2.1 CARACTERÍSTICAS NO ESTADO FRESCO4
2.2 CARACTERÍSTICAS NO ESTADO ENDURECIDO 4
3.APLICAÇÃO5
4.CONCLUSÃO6
5.ANEXOS7
6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS8
1.INTRODUÇÃO
O Concreto Auto-Adensável (CAA) foi desenvolvido no Japão pelo Professor HajimeOkamura na década de 1980, na Universidade de Tóquio, surgiu da necessidade de obter estruturas mais duráveis, com economia e menor tempo de execução, tendo em vista a proporção otimizada dos componentes da mistura e a ausência da necessidade do adensamento mecânico do concreto (GOMES, 2002). O concreto Auto Adensável, com grande variedade de aplicações é obtido pela ação de aditivos superplastificantes, que proporcionam maior facilidade de bombeamento, excelente homogeneidade, resistência e durabilidade.
Pode ser entendido como o concreto capaz de preencher os espaços vazios das formas e se auto-adensar apenas sobre o efeito da gravidade e de sua própria capacidade de fluxo. O CAA caracteriza-se pela grande capacidade de fluxo sem perda da estabilidade.
Atualmente com o crescimento da construção civil, busca-se novas tecnologias tanto e materiais como de aplicações dos mesmos. O concreto hoje é o material de construção mais utilizado no mundo por isso se estuda tanto para poder melhorar cada vez mais, sempre pensando na sustentabilidade e viabilidade econômica do produto final.
2.CARACTERÍSTICAS
2.1 CARACTERÍSTICAS NO ESTADO FRESCO
As características do concreto fresco é que diferenciam o CAA do concreto convencional. O CAA tem que apresentar elevada fluidez e deformabilidade, além de elevada estabilidade da mistura, que lhe confere três características básicas e essenciais:
-habilidade de preencher espaços nas fôrmas;
-habilidade de passar por restrições;
-capacidade de resistir à segregação.
A estabilidade do concreto fresco é uma propriedade de grande importância, sendo um índice simultâneo da capacidade de retenção de água – oposto da exsudação, que é o afloramento de água e/ou pasta na superfície do concreto, depois de lançado – e da capacidade de retenção do agregado graúdo na massa do concreto fresco – oposto da segregação, que é a separação do agregado graúdo dos demais componentes do concreto, tornando a mistura heterogênea.
2.2 CARACTERÍSTICAS NO ESTADO ENDURECIDO
Fatores como adensamento, dimensões e mineralogia dos agregados, presença de adições minerais, aditivos e composição do concreto, em geral, influenciam fortemente as propriedades do concreto no estado endurecido. Desse modo, no CAA a combinação desses fatores faz com que o material apresente uma microestrutura mais homogênea, com uma menor porosidade quando comparada a concretos convencionais.
O CAA, em geral, apresenta menor módulo de elasticidade quando comparado a concretos convencionais, pois apresenta maiores quantidades de materiais finos e aditivos, assim como de pasta de cimento, necessária à fluidez.
...