TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caderno De Laboratório

Por:   •  7/9/2024  •  Relatório de pesquisa  •  3.752 Palavras (16 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 16

CADERNO DE LABORATÓRIO


[pic 1]

UNIVERSIDADE DE ALAGOAS

CENTRO DE TECNOLOGIA

BRUNO SANTOS LUCENA

KEROLAYNE VITÓRIA FERREIRA SANTOS

JOÃO VICTOR SILVA RAMOS

CÉSAR ALEXANDRE CAVALCANTE DE ALMEIDA

EXPERIMENTO 03 - PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES

                                                                                                     

                                                                                                       

                                                                                                       PROF. MARTA LUMA BATISTA

MACEIÓ – AL

2024

RESUMO

 Neste presente relatório será discutido sobre o experimento de Preparo e Diluição de Soluções realizado na aula prática do dia 22 de janeiro de 2024, na disciplina de Laboratório de Química 1. Esta atividade prática tem como objetivo preparar soluções diluídas a partir de soluções concentradas, calculando as concentrações necessárias de cada reagente para obter o resultado desejado.

 Palavras-chaves: soluções, diluição, concentrações, reagente, química.

1.Introdução 

As soluções são misturas homogêneas formadas pelo soluto (aquele que é dissolvido) e o solvente (aquele que dissolve). Diluir uma solução consiste em adicionar a ela uma porção de solvente puro. Atividades comuns do dia a dia, como acrescentar água a um suco de fruta, misturar o detergente na água durante a lavagem de roupas, adicionar água a um medicamento ou aplicar solventes próprios às tintas para deixá-las mais fluidas são bons exemplos de diluição. O procedimento inverso à diluição é a concentração de soluções. Ao diluir uma solução, a massa (m1) do soluto não se altera, sendo a mesma na solução inicial e na final. O volume da solução aumentará (de V para V'), uma vez que será adicionada uma porção de solvente. A concentração, por sua vez, diminuirá (diluição e concentração são processos opostos). Logo, pode-se concluir que volume e concentração são grandezas inversamente proporcionais, ou seja, o primeiro aumenta à mesma proporção que o outro diminui. Para calcular, utilizamos:

●para a concentração inicial: C = m1 / V

 ●para a concentração final: C' = m1 / V' Dado que a que a massa do soluto (m1) continua constante, chega-se à fórmula: CV = C'V'.

A molaridade (mol/L ou mol. L-1) de uma solução corresponde a quantidade de mol de soluto contido em um litro de solução. Quando é preparada uma solução de algum reagente químico ou quando um reagente químico é utilizado em alguma reação sempre deve ser levada em conta a pureza do reagente. A maior parte dos reagentes químicos não são 100 % puro, quando a pureza for de 99 % ele pode ser tratado como se tivesse 100 % de pureza. Muitas vezes são utilizadas soluções de concentrações aproximadas, e não é levada em conta a pureza do reagente.

2. Objetivos

 Este experimento tem como objetivo principal desenvolver habilidades práticas no preparo de soluções e diluição, visando a obtenção de concentrações específicas.


3. Parte Experimental

 3.1. Materiais e Reagentes

→ 1 Balão volumétrico de 10 mL e 100 mL

→ 1 Pisseta com água destilada

 → Espátulas

 → 3 Béqueres de 100 mL

 → 1 Bastão de vidro

 → 1 Pipetador de três vias (pêra)

 → Pipeta de Pasteur

 → Pipeta graduada de 25 mL

→ Pipeta volumétrica de 5 mL

 → Sulfato de cobre (CuSO4.5H2O)

→ Ácido Clorídrico 20% (d=1,09 g/mL)

 3.2. Métodos

PARTE A - Preparo de 100mL de uma solução de CuSO4.5H2O 0,2mol/L

Nessa primeira parte do experimento, foi necessário preparar uma solução de sulfato de cobre e calcular a sua massa molar. Calculamos a massa de CuSO4.5H2O necessária para preparar 100mL de solução 0,2mol/L, depois aderimos a quantidade do sulfato de cobre necessária e colocamos em um béquer para ser pesado. Acrescentamos um pequeno volume de água destilada no béquer e transferimos o sal dissolvido para um balão volumétrico de 100mL. Esse processo foi repetido até não ter mais sulfato de cobre no béquer.

PARTE B – Preparo de 10mL de solução de CuSO4.5H2O 0,1 mol/L a partir de uma solução estoque

Na segunda etapa, foi feita uma solução 0,1mol/L de CuSO4.5H2O a partir de uma diluição da solução estoque 0,2mol/L anteriormente preparada. Calculamos o volume necessário de solução estoque 0,2mol/L necessário para se fazer a diluição em um balão volumétrico de 10mL. Logo após, com o auxílio de um pipetador de três vias e de uma pipeta volumétrica, transferimos o volume desejado para um balão de 10mL. Por fim, completamos o volume da solução com água destilada até o menisco, assim, tampamos o balão volumétrico e completamos a homogeneização da solução.

PARTE C – Preparo de 100mL de solução de HCl 1,0mol/L

 Na última etapa, foi preparada uma solução de ácido clorídrico (HCl), e inicialmente consultamos o rótulo do frasco para ver a solução concentrada para se obter a densidade (m/V) e a percentagem (m/m) do ácido no reagente concentrado. Calculamos a massa de HCl necessário para preparar 100mL de uma solução 1,0mol/L e, depois, utilizando a densidade da substância, determinamos o volume da solução concentrada que contém essa massa. Com o auxílio do pipetador de três vias e de uma pipeta, transferimos o volume calculado de HCl para um balão volumétrico de 100mL, já contendo uma pequena quantidade de água destilada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com