O Campo elétrico e potencial elétrico
Por: Matheus Antonio Bruxel • 16/11/2017 • Trabalho acadêmico • 699 Palavras (3 Páginas) • 371 Visualizações
Universidade federal de Santa Catarina – UFSC
Centro tecnológico - CTC
Experiência No 01
Campo elétrico e potencial elétrico
Alunos:
Matheus Antônio Buxel / matheusbruxel@gmail.com
Vittorio Oliveira Lazzari Girardi / vittorio_girardi@hotmail.com
Caio Henrrique Rossetto Coelho / caiohr.coelho@gmail.com
Guilherme Morais Cembranel / gm_cembranel@icloud.com
Professor: Victor Alexandre Veit Schmachtenberg
Curso: Engenharia de materiais
Florianópolis – SC
Outubro/2017
Resumo:
Durante nossas atividades em laboratório, realizamos um experimento online no site www.phet.colorado.edu , o qual é constituído em relacionar o potencial elétrico em função da distancia de uma carga pontual e analisar a relação de potencial elétrico com o campo elétrico em uma região previamente delimitada.
No decorrer do experimento coletamos dados para conseguirmos responder o questionário fornecido, alguns resultados, por exemplo k=9,25*〖10〗^9
Introdução:
Este trabalho é sobre campo elétrico e potencial elétrico, mais especificamente sobre o comportamento deles (campo e do potencial elétrico) quando se varia algumas incógnitas.
Com isso, temos por objetivo determinar a relação entre o Potencial Elétrico e a distância para uma carga pontual e, também, a relação entre o Potencial Elétrico e o Campo Elétrico em uma região através de um software de simulação online.
Para o melhor entendimento da analise de dados e de resultados, seccionamos essa seção do trabalho em três partes, iniciando pela primeira parte do questionário e seguindo até a última parte (parte 3), porém a ordem de algumas perguntas podem ser alteradas.
Resultados :
Conforme dito anteriormente, iniciaremos a apresentação dos resultados de forma cronológica. A seguir teremos a tabela e também o gráfico da primeira parte do questionário.
r(m) rˆ-1 (mˆ-1) Potencial elétrico (V)
0,5 2 -18,5
1 1 -9
1,5 0,66666667 -6
2 0,5 -4,5
2,5 0,4 -3,6
Analisando os dados obtidos e previamente tratados, podemos admitir que o valor da medida de potencial está em função da distância, onde o potencial diminui conforme ocorre o aumento da distância da posição do voltímetro, ou seja, quanto maior é a distancia do voltímetro, menor vai ser a medida do potencial. Analisando os valores obtidos, nota-se que o módulo do potencial permanece constante, assim como diminui com o quadrado da distância. Todavia por ser uma carga negativa, o sinal de potencial é negativo e as linhas de campo apontam para a carga.
Considerando que a fórmula para efetuar o calculo do potencial é representada por: V=(k*Q)/d, onde “V” é o potencial, “k” é a constante de permissividade do vácuo, “Q” é o valor da carga que gera o campo elétrico e “d” é a distancia entre o ponto onde é medido o potencial e a carga “Q”. Utilizamos alguns valores, obtidos no experimento, para determinar “K”:
Caso:
Q=-1*〖10〗^(-9)C
d=0,5m
V=-18,5V
então, K=((18,5*0,5))/((-1*〖10〗^(-9)))=9,25*〖10〗^9
Caso:
Q=-1*〖10〗^(-9)C
d=1m
V=-9V
então, K=((-9*1))/((-1*〖10〗^(-9)))=9,25*〖10〗^9
Caso:
Q=-1*〖10〗^(-9)C
d=1,5m
V=-6V
então,
K=((-6*1,5))/((-1*〖10〗^(-9)))=9,25*〖10〗^9
Caso:
Q=-1*〖10〗^(-9)C
d=2m
...