O Cimento Campeão
Por: Sabrina19061982 • 4/8/2016 • Relatório de pesquisa • 268 Palavras (2 Páginas) • 1.683 Visualizações
CIMENTO CAMPEÃO
O cimento Campeão é fabricado pela Lafarge que é um dos maiores produtores de materiais de construção do Brasil.
O tipo do cimento usado na obra é o cimento Portland composto com adição de escória. Tem em sua composição a adição de escória siderúrgica, que substitui uma parte do clínquer (mineral artificial) usado no processo de produção do cimento.
Na mistura seca não traz porcentagem de componentes usados. Usa-se silicatos de cálcio, alumínio e ferro, sulfato de cálcio, fíler carbonático e escória de alto forno.
O cimento da amostra da obra foi aplicado nos concretos estruturais e convencionais (lajes, vigas, pilares e fundações).
O mestre de obra escolheu esse cimento porque ele é um cimento mais resistente e pode ser usado em todas as etapas da construção civil.
O consumo do cimento foi de aproximadamente uns 500 sacos de cimento, até agora.
Em minha opinião, o cimento foi armazenado e utilizado de forma correta, visto que ele é comprado de acordo com a quantidade que vai ser usada em determinado local. Não há nesta obra um estoque grande de cimento.
Quando há um estoque maior, recomenda-se iniciar a pilha de cimento sobre um tablado de madeira, montado a pelo menos 30 cm do chão ou piso e não formar pilhas maiores do que 10 sacos. Quanto maior a pilha, maior o peso sobre os primeiros sacos da pilha. Isso faz com que seus grãos sejam de tal forma comprimidos que o cimento contido nesses sacos fique quase endurecido, sendo necessário afofá-lo de novo, antes do uso, o que pode acabar levando ao rompimento do saco e à perda de boa parte do material.
...