O Circuito do Arruíno com LCD
Por: LemosPlays • 6/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.640 Palavras (7 Páginas) • 122 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
EMILLY GRACIOTINI CAPUCHINHO - f00BHG2 GABRIEL LEMOS PEREIRA - D936522
ISADORA HUBER GONCALVES (líder) – F0569H3 JOAO PEDRO M LINHARES DUARTE - N518JHO PEDRO HENRIQUE B FERREIRA -F039412 THIAGO RODRIGUES MONTEIRO - F02HBC5 VITOR MORENO GRANDIZOLI –F093HGDS WILLINEY MACCARI DALBEN - 1971DES
CIRCUITO DO ARDUINO COM LCD
CAMPINAS 2020
CIRCUITO DO ARDUINO COM LCD
EMILLY GRACIOTINI CAPUCHINHO - f00BHG2 GABRIEL LEMOS PEREIRA - D936522
ISADORA HUBER GONCALVES (líder) – F0569H3 JOAO PEDRO M LINHARES DUARTE - N518JHO PEDRO HENRIQUE B FERREIRA -F039412 THIAGO RODRIGUES MONTEIRO - F02HBC5 VITOR MORENO GRANDIZOLI –F03HGDS WILLINEY MACCARI DALBEN - 1971DES
Neste trabalho foi analisado e esquematizado o comportamento de uma tela de LCD com o arduino, no projeto é mostrado como as peças funcionam enfatizando a forma de instalar e configurar as peças, é apresentado uma breve explicação do funcionamento individual de cada componente assim como suas composições e configurações, em paralelo é observado qual a origem de ambos os componentes e suas principais utilizações.
Palavras-chave: Resumo; Pesquisa; Arduino, LCD
INTRODUÇÃO
Este trabalho traz de forma simples e clara como foi feito um circuito de Arduino para ligar uma pequena tela de LCD.
1.1 Objetivo
Este tem por objetivo mostrar e exemplificar o que é, como funciona um Arduino e como foi utilizado para acender uma tela LCD, a fim de ser alcançado um maior entendimento sobre o assunto.
DESENVOLVIMENTO
O Arduino é uma pequena placa que funciona como um mini computador. Ele serve para, de uma forma simples e barata, auxiliar em projetos de eletrônica e programação. O mais comum se Chama Arduino UNO R3.
[pic 1]
E pode-se fazer o próprio Arduino, pois ele foi criado com a ideia de Hardware Livre, ou seja, se souber como funciona, pode comprar as peças separadamente e montá-lo.
Existem também, simuladores de Arduino na internet, com os quais pode-se criar todos os projetos online.
[pic 2]
Para a compra da placa física, é necessário tomar alguns cuidados, pois por ser um Hardware Livre, existem diversas marcas diferentes que são compatíveis com o
Arduino, como por exemplo o Funduino, que é basicamente a mesma coisa que um Arduino, mas produzido por outra empresa.
[pic 3]
Existem também, diferentes tipos de placas para diferentes tipos de projetos, como o Arduino UNO, o Arduino MEGA , o Arduino DUO, e etc.
Então, é necessário saber para que e como será utilizado.
Para a utilização da placa, é preciso um cabo USB e um computador com um software chamado Arduino IDE (que do inglês significa Ambiente de Desenvolvimento Integrado). Nesse software é que pode-se configurar o Arduino, colocando os comandos desejados. Um exemplo de como funcionam esses “comandos” é utilizando o Arduino para acender uma luz de LED:
A função setup é a primeira função que é executada quando o Arduino é executado, serve para configurar o Arduino com a informação que o pino escolhido será utilizado para saída, colocamos saída porque o Arduino colocará tensão no pino para acender o LED, então ele envia, ou coloca para fora uma tensão, por isso é saída.
void setup() { inicialize o pino digital aqui chamado de LED_BUILTIN como uma saída.
pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);}
Essa função abaixo, é executada infinitamente, fazendo com que o led fique piscando sem parar.
void loop() { digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH); // Acende o LED ao colocar o pino em nivel alto (HIGH), eletricamente significa colocar tensão no pino .
delay(1000); // espera um segundo, o led continua acesso nesse momento...
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW); // Apaga o LED colocando o pino em nível de tensão baixo (LOW), eletricamente significa retirar a tensão do pino.
delay(1000); // espera um segundo novamente, o led continua apagado nesse momento...
Nesse momento chegou ao fim do programa. No Arduino a função loop() é reiniciada automaticamente.
Após sua configuração ser terminada, é possivel desconectar o Arduino do computador e ligá-lo diretamente na tomada, pois ele armazena as informações configuradas e funciona de forma independente.
O LCD (do inglês Liquid Crystal Display), é um painel extremamente fino utilizado para exibir informações por via eletrônica, como imagens, texto ou até mesmo vídeos. Pode ser encontrado em diversos tipos de eletrônicos, como por exemplo, relógios digitais, monitores de computador, televisões, computadores de bordo de automóveis e meios de transporte no geral.
Exemplo das camadas de um LCD:
[pic 4]
Cada pixel de um LCD consiste tipicamente de uma camada de moléculas alinhadas entre dois eletrodos transparentes e dois filtros polarizadores, que os eixos de transmissão, na maioria dos casos são perpendiculares uns aos outros.
Um LCD consiste de um líquido polarizador da luz, eletricamente controlado, que se encontra comprimido dentro de celas entre duas lâminas transparentes polarizadoras. Os eixos das duas lâminas estão alinhados perpendicularmente entre si. Cada cela é provida de contatos elétricos que permitem que um campo elétrico possa ser aplicado ao líquido no interior.
Suas principais características são, sua leveza, sua portabilidade, e sua capacidade de ser produzido em massa (quantidades muito maiores do que os tubos de raios catódicos (CRT). Como seu consumo de energia é baixo, possibilita ser usado em equipamentos portáteis que são alimentados por uma bateria eletrônica.
A primeira aparição do líquido cristalino que é utilizado no LCD foi em 1888, com Friedrich Reinitzer, que descobriu o líquido cristalino extraído de cenoura (dois pontos de fusão e de geração de cores), assim publicando suas descobertas na Reunião de Sociedade Química de Viena. 13 anos depois, (em 1911) com Charles Mauguin, foram realizados os primeiros experimentos com esses cristais líquidos confinados entre as placas de camada extra finas.
...